A farmacêutica Sanofi Medley está recolhendo o medicamento Losartana do mercado, pois constatou uma falha pontual na etapa de embalagem primária de parte do medicamento do lote nº BKP02579 do produto, com data de fabricação de 03 de março de 2021 e data de vencimento em fevereiro de 2023. O medicamento é indicado para pacientes com hipertensão (pressão alta) ou insuficiência cardíaca
Segundo o Ministério da Justiça, a informação da folha de alumínio das cartelas (blísteres) de parte deste lote está incorreta, uma vez que identifica o produto como cloridrato de metformina 500mg ao invés de losartana potássica 50mg. Vale dizer que tratou-se de erro meramente textual, não havendo qualquer implicação no conteúdo medicamentoso das cartelas. Entretanto, afetou 135.828 produtos.
Ainda segundo o Ministério da Justiça, os potenciais riscos advindos da situação verificada consistem em 3 cenários possíveis: (i) deixar de tomar losartana podendo levar a hipertensão arterial; (ii) uso de losartana ao invés de metformina podendo ocasionar quadro de hipotensão arterial e/ou quadro de hiperglicemia ou (iii) risco de usar losartana em excesso, podendo ocasionar quadro de hipotensão arterial respectivamente.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.