Offline
Projeto “Homem com H” da Sejuc busca evitar a reincidência em casos de violência doméstica
Noticias
Publicado em 05/05/2022

A ideia não é isentar os agressores da responsabilidade, mas conscientizar para que eles não voltem a praticar o ato de violência

A Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap), vinculada à Secretaria de Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor (Sejuc), está desenvolvendo o projeto “Homem com H”. O objetivo da iniciativa é o de atender o homem autor de violência doméstica e familiar, com foco em promover a reabilitação e educação por meio de grupos reflexivos.

O grupo reflexivo é um espaço de escuta, reflexão e aprendizado, que permite um processo de responsabilização e desconstrução de padrões de gênero hegemônicos junto aos homens autores de violência. A ideia, de acordo com a direção, não é isentar os agressores da responsabilidade, mas conscientizar para que eles não voltem a praticar o ato de violência. O foco é a desconstrução de valores violentos e a defesa da mulher.

Na prática, o agressor é encaminhado para os grupos reflexivos após a realização das audiências de custódia, quando há o flagrante de violência doméstica e familiar, assim como também, das varas de Nossa Senhora do Socorro. De acordo com o diretor do Ciap, Cristiano de Santana Santos, o projeto foi criado em 2021. Atualmente são dois grupos reflexivos, sendo um na segunda-feira e outro na quarta-feira.

“O projeto foi criado em parceria com o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE). Ao todo, desde o início, 81 homens já foram assistidos pelo projeto, mas esse número tende a crescer a cada mês, pois a ideia é expandir diariamente o trabalho do projeto”, pontua Cristiano.

As sessões acontecem uma vez por semana, com profissionais da Psicologia e Serviço Social. Mensalmente é construído um relatório pela Ciap, que é posteriormente enviado para a Coordenadoria da Mulher e os juízes competentes fazem o acompanhamento dos procedimentos.

Com informações: TJ/SE

Comentários