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Prefeitura de Socorro realiza capacitação do Prontuário Eletrônico do Cidadão para médicos e enfermeiros do município
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Publicado em 26/07/2022

A capacitação dos profissionais é de suma importância para otimizar o dia a dia de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Pensando nisso, nesta terça-feira, 26, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a capacitação de qualificação dos registros de atendimentos no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). A capacitação foi realizada no auditório da SMS, nos períodos da manhã e tarde, e teve como público-alvo os médicos e enfermeiros que atuam na rede de saúde do município.

 

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é o sistema onde são registrados todos os atendimentos que são realizados nas Unidades de Saúde. A capacitação teve como objetivo orientar os profissionais para que os registros sejam feitos da forma correta, seguindo a nova atualização do Ministério da Saúde. As próximas reuniões com os profissionais capacitados estão previstas para acontecer mensalmente, com o intuito de apresentar os avanços alcançados com a aplicação dos conhecimentos obtidos durante a capacitação.

 

O apoiador institucional da Atenção Básica, Diego Moreira, foi um dos responsáveis por ministrar a capacitação. Ele explica a importância dos atendimentos serem registrados da forma correta no PEC. “A aplicação correta dos registros no sistema permite que os indicadores de saúde aumentem, e assim seja possível acompanhar o desenvolvimento do município, em relação ao número de atendimentos em todas as áreas. Além disso, também conseguimos dimensionar como está a qualidade dos indicadores das consultas, seja relacionado à pré-natal, vacina, diabéticos ou hipertensos, e a partir dessa dimensão, conseguimos ajustar o que precisa ser otimizado”, disse o apoiador.

 

Durante esta terça-feira, cerca de 150 profissionais foram capacitados. Entre eles estava a médica clínica da UBS Muciano Cabral, Veida Borges. Ela destaca como a capacitação reflete na rotina de atendimentos, tanto para os profissionais como para os pacientes. “A capacitação foi muito importante, pois detalha os principais pontos dentro do PEC, que podem passar despercebidos pelo profissional. Além disso, também ajudou a relembrar todos os pontos, para que assim, o Prontuário esteja sempre completo. Na rotina de trabalho, essa capacitação auxilia o profissional a sistematizar o atendimento de forma mais objetiva. Também dá a oportunidade do Prontuário ficar mais completo, o que permite um melhor atendimento aos pacientes“, ressalta a médica.

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