A procuradora do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF-SE), Gicelma Santos do Nascimento, morreu em casa, nesta quarta-feira, 7, aos 71 anos. Ela foi vítima de infarto.
Gicelma Santos do Nascimento era a procuradora da República em atividade há mais tempo no MPF em Sergipe, tendo tomado posse no cargo há 42 anos, em julho de 1980. Em 1993, foi promovida a Procuradora Regional da República. Ela é mãe da delegada de Polícia Civil, Josefa Valéria Nascimento.
Na longa carreira que construiu na instituição, foi procuradora-Chefe por nove anos, entre 1994 e 2003. Também atuou na Procuradoria Regional Eleitoral e na Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão. Nos últimos anos, atuava na Tutela Coletiva, em processos da área ambiental e direito do consumidor, entre outros.
A procuradora-Chefe do MPF em Sergipe, Eunice Dantes, destaca que a Dra. Gicelma, como era conhecida por todos, “foi um exemplo de dedicação ao MPF e à missão da instituição para as centenas de membros, servidores, estagiários que a conheceram ao longo de sua frutífera carreira”.
Gicelma Santos do Nascimento era natural de Aracaju, onde nasceu em 09 de outubro de 1950. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe em 1974. Iniciou suas atividades profissionais em 1969 como professora. Foi também Escriturária do Banco do Estado de Sergipe (1970/1976) e Procuradora do Instituto Nacional de Previdência Social (1976/1980), atuando como Subprocuradora Regional em Sergipe, antes de ingressar na carreira do MPF.
O MPF decretou luto oficial de três dias e suspendeu o expediente nesta quinta-feira, 8. O corpo da procuradora está sendo velado na sede do Ministério Público Federal, localizada na Rua José Carvalho Pinto, n° 280, bairro Jardins. O sepultamento está marcado para às 15h desta quinta-feira, 8, no Cemitério Colina da Saudade.