A candidatura do político já havia sido indeferida.
Nome de Valmir de Francisquinho, PL, é retirado da lista de candidatos ao governo de Sergipe — Foto: Reprodução/TSE
O Tribunal Superior Eleitoral retirou o nome de Valmir de Francisquinho, PL, da plataforma de apuração dos votos dos candidatos ao governo de Sergipe
A candidatura do político já havia sido indeferida, por unanimidade, pelo TSE na última quinta-feira. Neste sábado (1º), o Supremo Tribunal Federal negou um recurso da defesa do político.
Com o indeferimento, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe informou que, como não há tempo hábil para exclusão do candidato nas urnas, os votos eventualmente creditados em nome de Valmir de Francisquinho serão considerados nulos.
Registro impugnado pelo TRE
Valmir já havia tido o registro impugnado por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE), no dia 8 de setembro. Na ocasião, a decisão levou em consideração a condenação de inelegibilidade, por oito anos, pela prática de abuso de poder econômico nas Eleições de 2018.
Na época, Valmir era prefeito do município de Itabaiana e, de acordo com o julgamento do TRE-SE, confirmado pelo TSE, participou em excesso da campanha do filho, que era candidato a deputado estadual.