foto: reprodução/divulgação ascom PMA
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) começou a realizar uma nova coleta do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti. A produção do LIRAa acontece até a próxima sexta-feira (4).
O objetivo é identificar as áreas da capital com maior número de focos do Aedes e, assim, intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“Este será o último levantamento de 2022 e, durante esta semana, os agentes de combate às endemias percorrerão os domicílios dos bairros da capital para que consigamos identificar de que maneira nossas ações seguirão em cada localidade, se os dados apresentarão mudanças em relação aos boletins anteriores, enfim, tudo para que continuemos a avançar na diminuição do índice de infestação e proteção da população contra o Aedes”, destaca o gerente do Programa de Combate ao Aedes, Jeferson Santana.
Pesquisa anterior
Os dados do último levantamento, divulgado em setembro de 2022, mostraram que Aracaju apresentou redução de 35% na infestação, com o índice chegando a 1,5%, ou seja, médio risco, de acordo com a padronização do Ministério da Saúde, que avalia que baixo risco é quando o índice vai até 0,9%, médio risco entre 1% e 3,9% e alto risco quando é superior a 4%.
Ainda de acordo com o LIRAa de setembro, 25 bairros estavam com médio risco e 18 com baixo risco de infestação. Todos os dados tiveram como referência o levantamento anterior, de julho deste ano.