Offline
Prefeitura de Socorro inicia semana do Janeiro Branco nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
Noticias
Publicado em 10/01/2023

Durante todo o mês de janeiro é desenvolvido o Janeiro Branco, campanha de conscientização e alerta para a importância do cuidado com a saúde mental. Em 2023, o tema da campanha é: a vida pede equilíbrio. Com o objetivo de abordar temáticas sobre a saúde mental, nesta terça-feira, 10, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início à Semana do Janeiro Branco. A ação tem como público-alvo os trabalhadores da Rede Municipal de Saúde, que atuam diariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Neste primeiro dia, a Roda de Conversa foi realizada no CAPS Infantojuvenil São Domingos Sávio, localizado no Marcos Freire II, e reuniu os trabalhadores das UBS Mugival Messias, Augusto Cesar, Valter de Jesus, José de Carvalho Peixoto e José do Prado Barreto. Além do bate-papo, os profissionais também participaram de um momento de descontração com a realização da dinâmica em equipe e o alongamento corporal.

A coordenadora da Atenção Psicossocial, Joelma Souza, ressalta como a ação foi pensada. “Tendo como inspiração a temática da campanha do Janeiro Branco, o município de Nossa Senhora do Socorro se propôs a realizar Rodas de Conversas com os profissionais das UBS. A intenção principal é discutir o que é saúde mental e de que forma as mudanças, os novos desafios, e as próprias ações e as do próximo afetam a realidade de cada indivíduo”, enfatiza a coordenadora.

A auxiliar de Saúde Bucal da UBS José de Carvalho Peixoto, Miriam Amaral, foi uma das profissionais que participou da ação. Ela destaca a importância de discutir o Janeiro Branco e cuidar da saúde mental dos trabalhadores. “Nós trabalhamos diretamente com o público, cuidamos de toda a população, e quem cuida também precisa ser cuidado. A Prefeitura de Socorro está de parabéns por abordar o tema, que é tão necessário e nos leva a refletir e a cuidar da mente, pois só assim estaremos bem, teremos um melhor desenvolvimento, e iremos ofertar uma melhor assistência à população”, disse Miriam Amaral.

Comentários