Offline
2023: o desafio da imprensa no combate ao golpe e contra o discurso soberbo
Noticias
Publicado em 16/01/2023

Vivemos tempos nebulosos no Brasil. As cenas do último dia 8 mostram como estão organizadas as células golpistas. Tudo foi muito bem pensado: a mobilização, a forma como as invasões foram feitas, a leniência das autoridades e das forças policiais. Até a vestimenta de alguns ‘manifestantes’, para tentar dar voz a justificativa de que foram infiltrados e não os bolsonaristas que promoveram a barbárie. É inteligência política e de guerra por trás do inconformismo fascista.

Se o objetivo não foi alcançado, muito se deve a forma como a imprensa pautou a cobertura. Todas as plataformas (rádios, TVs, sites, redes sociais, transmissões ao vivo) foram muito bem exploradas, um trabalho espetacular. Ao questionar de forma contundente o comportamento das autoridades, a imprensa deu a senha para o recuo. Foi a imprensa brasileira que mostrou ao mundo os absurdos feitos pelos bolsonaristas, o que ajudou na mobilização de lideranças internacionais em solidariedade ao povo brasileiro.

A imprensa sempre foi questionada e sempre recebeu críticas merecidas. A permanência das críticas são salutares e impõe responsabilidade à atuação profissional. O dia 8 mostrou a importância da instituição imprensa, que não se pode permitir aprisionar pela voracidade dos golpistas de direita. Fica o alerta também, para não se cair no conto da vaidade dos arautos do moralismo ou até dos totalitários de esquerda. Profissionais de imprensa precisam ter a memória viva de como foram tratados entre os anos de 2013 a 2016 pelos militantes de esquerda.

É preciso permanecer vigilante contra as tentativas de golpe, elas não cessarão. Denunciar com toda força qualquer iniciativa de pôr fim à democracia, sem que se perca o olhar crítico diante dos novos governos. O golpismo não é ‘passe-livre’ e não pode ser sucedido de ausência de olhar crítico.

Crítico e de forma ampla, com atenção também para o Judiciário, que não está acima de todos os outros poderes. Os  legisladores na sua função precisam, mais do que nunca, enxergar o perigo que os cerca. Se as pautas dos objetivos pessoais suplantarem a urgência do momento, sofrerão as consequências.

Os novos governos merecem o tempo de ‘lua de mel’, mas suas atitudes hoje irão trazer resultados no amanhã. Sendo assim, a sociedade e a imprensa precisam não perder o foco de fiscalização.

2023 começou desafiador, sinais do tamanho da responsabilidade da imprensa e da sociedade.

NOTAS DA SEMANA

De volta 
Amanhã volto ao Jornal da Fan, que agora tem novo horário, das 5h às 8h. Agradeço aos colegas Antônio Cardoso e Larissa Gaudêncio pelo trabalho ao longo de minhas férias. Parabenizo o Grupo Fan de Comunicação por ter tantos talentos.

Exclusiva 
Não poderia retornar sem uma exclusiva. Amanhã será a primeira entrevista da primeira-dama e secretária da Assistência Social, Érica Mitidieri. Na pauta, o protagonismo feminino e seu trabalho à frente de uma das principais pastas do governo.

Expectativa 
Fábio Mitidieri criou muita expectativa em alguns setores da sociedade. Os aliados têm elogiado os primeiros quinze dias. Fábio tem demonstrado ingerência em todas as áreas de seu governo, participou dos anúncios de indicações do segundo escalão e tem se feito presente em reuniões sequenciadas para acompanhar os primeiros passos. Mostra ter o governo nas mãos. A responsabilidade aumenta. 

Que seja democrático 
Enquanto profissional de imprensa, espero do novo governador que ele permaneça aberto, acessível e sensível às críticas sem pessoalizar. O homem público de espírito republicano precisa entender o papel da imprensa e da sociedade organizada.

Mesa Diretora Alese
Há especulações de que a composição da Mesa Diretora da Alese estaria definida. O futuro presidente Jeferson Andrade diz que posição oficial só após diálogo com líderes do grupo governista. Na apuração que a Domingueira fez, chegou a seguinte possível composição:

Presidente - Jeferson Andrade (PSD)
Vice-Presidente - Garibalde Mendonça (PDT)
1º Secretário - Luciano Bispo (PSD)
2º Secretário - Marcelo Sobral (União)
3º Secretário - Lidiane Lucena ou Carminha Paiva (Republicanos)
4º Secretário - Paulo Júnior (PV).

Oposição reunida 
A oposição ao governo Fábio Mitidieri (PSD) realizou, na última semana, uma reunião no gabinete do deputado estadual Georgeo Passos. Participaram: Georgeo Passos, Paulo Júnior, Ibrain Monteiro, Linda Brasil, Chico do Correio e Marcos Oliveira. Cidadania, PV, PSOL, PT e PL devem formar a oposição. O primeiro encontro foi de apresentação e alinhamento. Nada definido, mas a tendência é que Georgeo lidere neste primeiro ano a bancada.

Samuel e os direitos humanos 
O ex-deputado estadual capitão Samuel está com a indicação para presidir a Fundação Renascer na mira de muitas críticas. Ele sempre foi um questionador dos direitos humanos. Recentemente, fez postagem polêmica. Samuel, na prática, tem hoje um grande trabalho de recuperação de drogados. Já foi orientado a não fazer polêmicas e centrar no trabalho.

Márcio distante 
O agora ministro Márcio Macedo se tornou inacessível, após ter chegado a um cargo estratégico para o Brasil. É o que dizem aliados políticos aqui de Sergipe. É grande a reclamação alegando dificuldade de diálogo. Alguns compreendem e analisam que pode ser falta de tempo nesse momento inicial, outros lembram erros políticos já cometidos. É dar tempo ao tempo para ver como o petista conduzirá essa melhor fase de sua vida política.

Bolsonaristas, porém democratas 
Essa foi a imagem que os deputados Rodrigo Valadares e Luizão Dona Trampi tentaram passar para a sociedade sergipana. Somos aliados de Bolsonaro, mais que isso, compactuamos com alguns de seus pensamentos, portanto, bolsonaristas. Contudo, repudiamos os atos antidemocráticos. Na torcida que não tenha sido jogo de cena.

Luciano Goes toma posse
A coluna recebe informações de que está previamente marcada para a próxima sexta-feira, 20, a posse de Luciano Goes na presidência da Deso. O nome dele teria sido aprovado pelo conselho da estatal e aguarda publicação da decisão no Diário Oficial do Estado. Luciano presidiu o Dnocs em Sergipe e foi indicação de Gustinho Ribeiro.

Orla do engodo
A Orla Sul é o maior engodo dos últimos anos em Sergipe. Espaços que ficarão como ‘elefantes brancos’, há uma constatação de diminuição de estacionamentos e permaneceu o caos do trânsito aos fins de semana. Nos bares, a reclamação é grande de turistas, comerciantes e da população. É uma reedição adaptada do filme ‘Beleza Americana’. O título do novo filme poderia ser ‘Enganação Belivaldiana’.

Posse da nova diretoria do Sebrae Sergipe 
Amanhã, dia 16, às 19h, os representantes que irão comandar o Sebrae Sergipe durante o quadriênio 2023-2026 serão empossados. São eles: Ivan Sobral (presidente do Conselho), Priscila Felizola (superintendente), Brenno Barreto (diretor técnico), e Raimundo Almeida Neto (diretor Administrativo e Financeiro). A nova diretoria foi eleita no dia 12 de dezembro por representantes das 15 entidades que compõem o Conselho Deliberativo. 

Rede Presidente emite nota 
Citada entre as empresas que supostamente teriam apoiado os atos golpistas, a Rede Presidente, que faz parte do Grupo Miro Santos, emitiu nota em suas redes sociais negando envolvimento e pregando respeito ao processo democrático.

Nota de Esclarecimento e fortalecimento da Democracia
Desde o início da semana, a Rede Presidente, empresa do Grupo Miro Santos, vem sendo acusada de integrar uma lista de empresas sergipanas “supostamente” responsáveis por financiar a ida de grupos bolsonaristas à Brasília no último domingo, 8, que culminou no episódio lamentável e vergonhoso de depredação dos prédios do Executivo, Legislativo e Judiciário brasileiros.

Diante disso, alguns esclarecimentos se fazem necessários:

A Rede Presidente nunca apoiou e jamais apoiará movimentos que confrontam a democracia e colocam em risco um processo de construção de direitos conquistados ao longo de mais de 30 anos desde a promulgação da Constituição Federal.

Respeitamos as manifestações democráticas, desde que estas prezem pela pacificidade, respeito ao próximo e que garantam a segurança coletiva. Seria, inclusive, um contrassenso da nossa parte, uma vez que fazemos parte de um grupo que também possui dentre os seus negócios, duas emissoras de rádio (Fan FM e SIM FM), além de um dos maiores e mais respeitados portais de notícias do Estado: o Portal Fan F1, que juntos contribuem diuturnamente com o fortalecimento da democracia, dando espaço e voz a todas as diversas camadas da sociedade.

Por fim, a Rede Presidente defende a responsabilização de todos os envolvidos neste episódio que ficará marcado na história do Brasil como um dos momentos mais vergonhosos da democracia deste país.

Comentários