Foto: SSP/SE
Três investigados morreram durante uma operação policial de combate ao tráfico de drogas na Zona Norte de Aracaju nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (31). Segundo a Secretaria de Segurança Pública, sete pessoas foram presas até o momento, sendo seis em cumprimento a mandados de prisão e uma em flagrante.
No confronto, os suspeitos trocaram tiros com as equipes, não resistiram aos ferimentos e evoluíram a óbito. A ação está ocorrendo nos Bairros São Carlos, Jardim Centenário, Bugio e Olaria.
As investigações do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc) foram iniciadas a partir de uma sequência de homicídios na região ligados ao tráfico no final de 2022. O inquérito indentificou duas organizações criminosas atuantes, as quais entraram em disputa territorial por pontos de vendas de drogas, gerando conflito e medo na população.
O conflito entre os grupos rivais era bastante violento e com execuções que aumentaram nos últimos meses, sobretudo no segundo semestre. Assim, foi determinado policiamento ostensivo e investigações na área.
A operação foi denominada 'Levítico', fazendo alusão ao livro da Bíblia e à importância das forças de segurança pública tirar os investigados da região onde vêm produzindo atos ilícitos e violentos. Cerca de 100 policiais civis e militares estiveram reunidos na Academia da Polícia Civil (Acadepol) para discutir os detalhes do cumprimento dos mandados de prisão, além de busca e apreensão.
O trabalho conta com atuação de várias unidades especializadas da Polícia Civil, a exemplo do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Coordenadoria da Polícia Civil do Interior (Copci); e da Polícia Militar, como o Grupamento Tático de Motos (Getam), Batalhão de Choque (BPChq) e o Batalhão de Radiopatrulha (BPRp), unidades ligadas ao Comando de Policiamento Militar Especializado (CPME).