Foto: André Moreira/PMA
A alta estação chegou e com ela a retomada do Projeto Verão, festival multicultural que, este ano, é promovido pela Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe. O evento, que será realizado nos próximos dias 10, 11, e 12 na praia da Atalaia, na capital sergipana, ao ampliar o fluxo de turistas no estado, movimenta diversos setores da economia local.
Entre as áreas beneficiadas, o turismo tem destaque, sobretudo após um período de baixa, devido à pandemia de covid-19. Agora, com a retomada dos eventos de grande porte, os setores ligados ao turismo projetaram o aumento da demanda, sobretudo na área de serviços.
Secretário de Turismo de Aracaju, Jorge Fraga pontua que a alta temporada começou com o Réveillon e agora será complementada com o Projeto Verão, evento que impacta diretamente diversos segmentos. “Além de movimentar todo o trade turístico, ele movimenta o comércio, faz a economia circular e isso retorna para a sociedade em forma de investimentos”, frisa o gestor.
“Portanto, o evento é de grande relevância para uma série de setores. Além disto, estamos falando sobre alta estação, então, nada mais do que adequado promover alegria na cidade. O turista gosta disso. A retomada desses eventos é uma demonstração do comprometimento que as gestões municipal e estadual têm com o turismo”, frisa o secretário municipal.
Em três dias de programação, se apresentarão no palco principal do Projeto Verão atrações de renome nacional e local, o que deve atrair milhares de pessoas todos os dias à praia da Atalaia, entre as quais o duo AnaVitória, Duda Beat, Melim, Maneva, Toni Garrido, Projota, Anne Carol, Héloa e Reação. Além disto, haverá uma Arena Multicultural, na Orla da Atalaia, e uma programação esportiva, que se estenderá à Orla Pôr Sol.
Esse combo de música, arte, esporte e cultura é o ingrediente para o fomento a diversas cadeias envolvidas direta ou indiretamente com o Projeto, como observa a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/SE), Irma Karla Barbosa, ao destacar que a retomada de um grande evento abre os caminhos para expectativas positivas futuras.
“É a oportunidade que temos de preparar pacotes ainda mais atrativos para o turista. Além de mostrarmos as belezas de Aracaju, temos mais opções de programação. Iniciar o ano com o anúncio de um festival como o Projeto Verão abre portas para que possamos trabalhar melhor a organização do setor”, afirma Irma Karla.
Quem compartilha opinião semelhante é o sócio da agência Aracaju Turismo, Felipe Nunes. Para ele, depois do período mais intenso da pandemia, é muito importante o retorno de grandes eventos para que o turismo volte a respirar.
“Já no final do ano passado, começamos a sentir maior movimentação por causa da alta estação e o Projeto Verão vem para aumentar a nossa expectativa. Esperamos um grande fluxo de turistas e, inclusive, desejamos o retorno fixo da festa para nos prepararmos ainda mais no próximo ano”, considera Felipe.
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Sergipe (Abav/SE), Ravison Souza, destaca que o investimento no Projeto Verão é de suma importância para o setor. “Ajuda todo o trade turístico, em vários segmentos. Agora, para 2023, estamos com expectativas de crescimento entre 20% a 30%. O turismo foi um setor bastante sofrido com a pandemia, mas, hoje, estamos vendo a renovação com a retomada dessas programações essenciais”, complementa.