Offline
Após anos de batalha judicial, UFS nomeia professor aprovado em concurso
Noticias
Publicado em 05/03/2023

A Universidade Federal de Sergipe publicou nessa sexta-feira, 03, a nomeação do advogado Ilzver de Matos para o cargo de professor adjunto no Departamento de Direito da instituição. 

Há cerca de dois anos, Ilzver iniciou um processo judicial para conseguir ser efetivado no cargo. A partir da nomeação, a perspectiva, de acordo com ele, é que a posse aconteça em 30 dias.

“A gente viu que a Justiça foi feita, e isso é muito importante. Eu queria agradecer o apoio de todos os movimentos sociais e políticos que apoiaram a gente nesses dois anos”, afirmou Ilzver, ao que acrescentou: “na verdade, não se trata apenas da garantia da vaga de Ilzver, mas também a importância das políticas públicas e ações afirmativas para o ingresso de pessoas negras no serviço público, pois esse era o debate principal do caso”. 

O advogado Alberto Hora, que representa Ilzver, também comentou sobre o processo e revelou  que continua no acompanhamento do caso.

“A gente ainda continua o processo, a decisão que determinou a nomeação de Ilzver, obedeceu uma decisão judicial da 1ª Vara da Justiça Federal. A gente vai lutar para que ele seja efetivamente empossado”, disse o advogado.  

Relembre o caso

Em 2019, Ilzver Matos foi aprovado em processo seletivo do curso de Direito da UFS, ficando em 2º lugar na ampla concorrência e em 1º lugar nas cotas raciais. Em março de 2021, após a aposentadoria de um professor do curso, o Conselho do Departamento de Direito da UFS decidiu, de forma unânime, convocar o professor Ilzver para ocupar a vaga. 

Após a decisão, um professor do curso de Ciências Contábeis do campus de Itabaiana solicitou a abertura de um edital interno de remoção e entrou com um processo contra a nomeação de Ilzver. Esse edital foi posteriormente aceito pelo Conselho do Departamento de Direito, e assim, teve início a luta judicial de Ilzver para ser efetivado no cargo.

Comentários