Reprodução da Internet
O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, retornou ao país nesta quinta-feira, 30, depois de uma temporada de três meses nos Estados Unidos. Ele desembarcou de em um voo comercial no Aeroporto Internacional de Brasília, por volta das 6h40. Alguns apoiadores e simpatizantes de Jair Bolsonaro o aguardavam no saguão do aeroporto.
A legenda do ex-presidente, o Partido Liberal (PL), anunciou que Bolsonaro deve participar de um evento particular voltado apenas para familiares e aliados, ainda nesta quinta, 30.
Com o claro objetivo de não passar a faixa presidencial para o atual presidente, Luís Inácio Lula da Silva, Bolsonaro viajou para Orlando, no estado norte-americano da Flórida, no final do ano passado, quando ainda faltavam dois dias para concluir o mandato presidencial. Por 89 dias, o ex-presidente ficou hospedado, inicialmente, na casa do ex-lutador de MMA, José Aldo, indo posteriormente para a casa de um amigo, em um condomínio de luxo na cidade. Desde que perdeu as eleições, Bolsonaro, antes sempre afeito às câmeras, adotou uma postura mais reclusa, com poucas aparições públicas.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, viajou para Orlando algumas vezes ao longo do período e compartilhou detalhes das viagens nas redes sociais dela.
Durante o tempo que passou nos EUA, Jair Bolsonaro esteve acompanhado de assessores presidenciais pagos com dinheiro público. Esse tipo de assessoramento está previsto na lei e é garantido para ex-presidentes, mesmo que eles estejam fora do país.
Oficialmente, Bolsonaro jamais deu justificativa alguma sobre a viagem aos EUA, feita em voo da Força Aérea Brasileira quando ele ainda era presidente do Brasil.
Momento do embarque de Bolsonaro, ainda nos EUA, no Aeroporto de Orlando, Flórida.
Futuro político
No Brasil, especula-se que Bolsonaro vai assumir, a convite de Valdemar Costa Neto, a presidência de honra do Partido liberal (PL), partido ao qual se filiou há pouco mais de um ano para pleitear a reeleição, em 2022, cargo que lhe renderá um salário superior a R$ 40 mil por mês, remuneração equivalente ao de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), valor que é o teto do funcionalismo público.
Neste mês, a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, também assumiu um cargo no PL, se tornando presidente do PL Mulher, órgão da sigla voltado para a promoção das mulheres nas atividades política e partidária. Até o momento, não houve, por parte do PL e nem de Bolsonaro, nenhum comunicado sobre agendas públicas com apoiadores e o ex-presidente.
Apoiadores não viram Bolsonaro no aeroporto
Os Bolsonaristas que foram ao aeroporto internacional de Brasília para recepcionar o ex-presidente ficaram frustrados. Os apoiadores do ex-presidente começaram a deixar o saguão de desembarque após cerca de 1 hora de espera. Confiantes de que Bolsonaro os receberia no local, eles só foram embora depois da aparição do deputado Eduardo Bolsonaro, que avisou que o pai já havia ido embora.