A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, primeira unidade materno-infantil da rede municipal de Aracaju, iniciou os atendimentos nesta segunda-feira (17). A inauguração ocorreu na última sexta (14).
Segundo a prefeitura, a estrutura tem capacidade para mais de 500 partos por mês, além da acolher a população LGBTQIAPN+ e mulheres vítimas de violência sexual. Cerca de 400 profissionais irão atuar no local.
A maternidade ocupa uma área superior a 7,6 mil metros quadrados e é composta por quatro pavimentos, com 50 leitos obstétricos, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), 15 leitos de Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais, sala de esvaziamento uterino (Amiu), e oito leitos pré-parto, parto e pós parto imediato, sendo três deles com banheira
Além disso, conta com duas salas cirúrgicas, três leitos de cuidados intermediários, leitos de estabilização, nove leitos de aplicação de medicação e observação, área de vivência para as mães, banco de leite humano, sala de repouso para profissionais e farmácia hospitalar central.
No espaço, serão ofertados atendimento de urgência e emergência obstétrica e neonatal; atendimento de urgência com observação de até 24 horas; consultas com profissionais da atenção especializada; diagnóstico por teste rápido; exames de patologia clínica; exames radiológicos; ultrassonografia obstétrica; ultrassonografia com doppler; eletrocardiograma e tococardiografia ante-parto.
A unidade fica localizada na Rua Procurador José Costa Cavalcante, 64, no Bairro 17 de Março.