O deputado federal Rodrigo Valadares (UB) disse em entrevista ao radialista Carlos Ferreira, na Rádio 103 Fm, sobre o projeto de lei 2630, conhecido como “PL da censura”, que está em discussão na Câmara dos Deputados e tem gerado controvérsia na sociedade brasileira. Segundo o deputado, o projeto visa calar a internet e restringir a liberdade de expressão e religiosa dos cidadãos brasileiros.
O deputado explicou que a proposta cria uma comissão da verdade, que seria responsável por determinar o que é verdadeiro ou falso na internet. Segundo ele, essa medida é extremamente prejudicial em um ambiente democrático como a internet, pois limita a liberdade dos usuários de publicarem suas opiniões e ideias livremente.
“Imagine que, em um ambiente democrático como é a internet, vai ter alguém dizendo o que você pode e o que você não pode postar. É um absurdo”, disse.
O parlamentar também criticou veementemente o autor do projeto, Alessandro Vieira, afirmando que ele tentou calá-lo em 2019, quando ainda era deputado estadual, e agora tenta calar o Brasil. No episódio relatado por Rodrigo, após denúncia de Alessandro, ele chegou a receber a Polícia Federal em sua casa, por suspeita de comandar um esquema internacional de Fake News. Mais tarde, restabelecendo a verdade, foi absolvido em absolutamente todas as instâncias.
O deputado ressaltou ainda que a proposta é nociva à sociedade brasileira e tem envergonhado o estado de Sergipe.“Alessandro Vieira, o autor desse PL, Sergipe conhece e a gente sabe o que ele tentou fazer comigo em 2019, quando eu ainda era deputado estadual. Tentou me calar e um mês depois ele surge com esse projeto de lei que está envergonhando o nosso estado de Sergipe, buscando calar o Brasil. A gente está caminhado aqui na câmara dos deputados e no senado, pedindo desculpas por um sergipano está apresentando um projeto tão nocivo à sociedade brasileira”, desabafou.
Apesar da aprovação da urgência do projeto por alguns deputados, Rodrigo pede que os parlamentares avaliem o mérito do projeto e votem contra sua aprovação. O deputado se comprometeu ainda em lutar contra a aprovação do PL e a buscar alternativas para garantir a liberdade de expressão e religiosa dos brasileiros.
Finalizando o discurso, Rodrigo fez um alerta à população, para ficarem atentos aos projetos que são apresentados no Congresso Nacional e que lutem para garantir seus direitos e liberdades, pressionando os seus representantes.
Foto assessoria
Por Luísa Passos