Durante a sessão do Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da última quinta-feira, 11, sob a presidência do conselheiro Flávio Conceição, os conselheiros decidiram pela irregularidade das contas do ano de 2016 do Instituto de Previdência de Aposentadorias e Pensões dos servidores do município de Ilha das Flores, com multa de R$ 2 mil para o responsável, Jean Vítor Santos Lisboa, quando a gestão estava sob o comando do atual líder do Governo na Assebleia Legislativa de Sergipe (Alese), Cristiano Cavalcante.
Inclusive, a Corte de Contas aprovou auditoria no Instituto de Previdência após denúncia feita pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) em processo do ano de 2018, solicitando abertura de Inquérito Civil Público e que fosse determinada a realização de uma Tomada de Contas Especial.
À época, o denunciante alegou o não pagamento, há alguns anos, da parte patronal devida pelo município de Ilha das Flores ao referido Instituto, que mesmo inadimplente obteve o certificado de regularidade previdenciária, através de determinação judicial.
A 3ª Coordenadoria de Controle e Inspeção concluiu pela auditoria e o procurador-Geral, João Augusto Bandeira de Melo, solicitou que esta seja realizada em caráter de urgência.
Em nota, Cristiano Cavalcante disse que o TCE está cumprindo sua função constitucional, averiguando os dados necessários e verificando a veracidade das informações.
“Deixei a prefeitura em 2020 com um instituto saudável e em pleno funcionamento. O IPREV de Ilha das Flores é superavitário, realiza o pagamento de seus beneficiários em dia e garante aos aposentados todos os seus direitos”, ressaltou o deputado.