Offline
Luiz Roberto afirma que atual governo tem quase 200 obras em andamento pelo Estado
Noticias
Publicado em 19/05/2023

Na manhã de quinta-feira, 18, em uma radio entrevistou o Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurb), Luiz Roberto Dantas de Santana, que fez um balanço parcial da atuação dele nos primeiros cinco meses à frente da pasta.

“É muito trabalho e muita responsabilidade. É uma secretaria grande, que tem uma autarquia e duas empresas vinculadas, o Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (D.E.R-SE); a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop). Nós também encontramos um conjunto de obras grande, deixado pelo ex-governador, Belivaldo Chagas, e obras que já estão sendo autorizadas pelo governador, Fábio Mitidieri, além de dois projetos importantíssimos, que são as duas pontes, projetos os quais ele colocou na mesa da Sedurb e vem cobrando diuturnamente o andamento dessas e outras obras que estão dentro do planejamento do Estado: obras de infraestrutura turística, o Caminho de Irmã Dulce, que vai auxiliar no desenvolvimento do turismo religioso e ele sempre pensando em empregabilidade e desenvolvimento econômico  ”, contou Luiz Roberto.

Foi perguntado ao secretário o número de obras que está em andamento pelo estado de Sergipe, atualmente. Luiz Roberto, em sua respostam também considerou os empreendimentos herdados da gestão anterior, de Belivaldo Chagas, além das obras que se iniciaram após o início do mandato de Fábio.

“Considerando as obras que foram deixadas pelo ex-governador Belivaldo Chagas, mais as que já foram autorizadas pelo atual governador, eu diria que a gente chega próximo de 200 obras espalhadas pelo estado, junto com a Cehop e junto com o D.E.R”, disse o secretário.

Algumas das obras nas rodovias estaduais que estão em andamento colecionam queixas, sobretudo com relação ao tempo que estão levando para serem concluídas e a respeito da morosidade com a qual avançam. Sobre essa questão, Luiz Roberto disse que, quando uma obra é retomada, existe um processo de medição topográfica que antecede a obra em si e que exige a mobilização de poucos profissionais para ser realizado “Quando uma obra é retomada, ela retoma com serviço de topografia. Topografia três pessoas fazem, então, às vezes as pessoas não estão vendo máquinas porque ainda está sendo feito o levantamento topográfico, o projeto de drenagem, para depois fazer a retomada com as máquinas e o que for necessário para a implantação do pavimento asfáltico. Tínhamos uma obra paralisada, em Indiaroba, da Escola Técnica, mas está em andamento. As obras da Casa de Passagem, em Aracaju, e a revitalização do Parque dos Cajueiros também foram retomadas. A obra que está paralisada hoje é a conclusão da interligação do município de Itabaiana ao município de Itaporanga, porque vai ter que ser relicitada, por questões ambientais. Fora isso, hoje, apenas pequenas obras estão paralisadas”, disse o secretário.

Comentários