Offline
Mandatos de Carminha Paiva e Padre Inaldo defendem potencial turístico de Nossa Senhora do Socorro
Noticias
Publicado em 20/06/2023

Carminha Paiva: “Socorro tem muita coisa que nem nós que somos de lá conhecemos” (Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese)

Sim, o município de Nossa Senhora do Socorro não detém somente a segunda maior população do Estado de Sergipe, um bom desempenho industrial e um avanço demográfico dos mais ativos entre as 75 cidades sergipanas.

Por mais que aparentemente passe imperceptível, esse grande município sergipano, vizinho e colado em Aracaju, tem também um forte apelo turístico. Tem e quer ver essa potencialidade incorporada pelo Estado e pelo país quando forem tratadas as questões turísticas locais e nacionais. 

Para revelar e expandir essa realidade, a administração da cidade, sob o comando do prefeito Inaldo Luis da Silva, Progressistas, e o mandato da deputada estadual Carminha Paiva, Republicanos, liderança política do lugar, estão dando as mãos, ampliando projetos e começando a buscar mais apoio externo e institucional.

Inaldo Luis da Silva: meios para expandir bases do reconhecimento turístico

Nesta terça-feira, 20, por exemplo, Carminha Paiva deu uma contribuição real sobre esse tema no Poder Legislativo do Estado. Em harmonia com a Secretaria Municipal de Turismo e Juventude da cidade, ela dedicou um bom espaço da sessão a esta temática.  

Na verdade, o prefeito Inaldo Luis, a deputada Carminha Paiva e o secretário de Turismo e Juventude Júnior Trindade não estão forçando a barra para abrir espaço específico para Socorro na esfera turística.

Júnior Trindade: recursos pluviais potencializados como bens turísticos

Os mais 156 quilômetros quadrados deste município guardam circunstâncias que vão desde um patrimônio ambiental e botânico com o peso do da Floresta Nacional do Ibura até o arquitetônico da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do século XVII, passando pela produção de renda Irlandesa no povoado Estiva, reconhecida pelo Iphan, à realização do Forró Siriri, uma festa que já faz parte do calendário estadual sergipano.

“Portanto, também no aspecto turístico o município de Nossa Senhora do Socorro chama para si uma importância que ele guarda consigo, mas que está meio que adormecida. A propósito disso, a Secretaria Municipal de Turismo e Juventude, sob a gestão do Júnior Trindade, está promovendo uma série de ações inclusivas de tradições, monumentos e situações outras, colocando tudo serviço das pessoas de qualquer lugar do mundo através de um novo, moderno e completo site institucional. Em Socorro tem muita coisa que nem nós que somos de lá conhecemos”, disse a deputada Carminha Paiva à Coluna Aparte, logo depois do evento da manhã desta terça.

Floresta Nacional do Ibura: patrimônio ambiental e botânico exposto logo ali

“Em decorrência disso, gostaria de convidar a todos os sergipanos e os demais brasileiros para conhecerem as belezas naturais, históricas e culturais da nossa cidade de Socorro”, disse a parlamentar. Ela exibiu oficialmente em plenário um vídeo feito pela Secretaria Municipal de Turismo e Juventude que mostra parte desses atrativos do município e serve de fomento à atividade turística.

Nossa Senhora do Socorro tem a sorte de contar, entre essas belezas naturais, com leitos de rios históricos do Estado irrigando o seu corpo físico, como o Rio Sergipe, o Rio do Sal e o Rio Cotinguiba.

Renda Irlandesa do povoado Estiva, reconhecida pelo Iphan

“Todos esses recursos pluviais podem ser potencializados como bens turísticos, e a gestão municipal está, inclusive, construindo rotas e roteiros para uma ação integrada com outros municípios, como Barra dos Coqueiros. Essas possibilidades, além de reconhecerem a importância do município como um ente turístico, vão gerar mais emprego e mais renda”, diz Júnior Trindade.

O prefeito Inaldo Luis da Silva observa e fomenta com “muito gosto e atenção” as ações pela revelação do potencial turístico de Socorro. “Eu diria que é um pecado se pensar que Nossa Senhora do Socorro não tem apelo turísticos. Nós somos uma cidade com quase 200 mil habitantes, portanto com muita vida, muita história e muita tradição”, reconhece Inaldo.

“E estou dando meios para que nossas equipes de trabalho possam construir e expandir as bases do nosso reconhecimento turístico. Já entramos, inclusive, para o Mapa do Turismo do Ministério do Turismo do Brasil. Em breve, vamos revelar novos projetos turísticos que estamos construindo. Isso nos possibilitará disputar e fazer arrecadação de recursos para outros novos projetos nessa área”, diz o prefeito.

Comentários