Offline
Aos 65 anos, arcebispo Dom João José Costa renuncia ao cargo
Noticias
Publicado em 19/07/2023

Na manhã desta quarta-feira, 19, a Arquidiocese de Aracaju anunciou a renúncia do arcebispo Dom José João Costa, que havia pedido ao Papa Francisco o afastamento devido ao cansaço e às limitações de saúde.

“Neste momento de minha vida, consciente das minhas limitações e vulnerabilidades,  diante da fadiga que me impõe o ministério, sem fugir às minhas responsabilidades, em atitude de escuta e acatamento obediente da vontade do Senhor e da Igreja, coloquei nas mãos do Santo Padre a minha missão como bispo e o caminho pastoral  de nossa querida Arquidiocese. Compreendo que esta decisão, amadurecida não sem sofrimento, seja para o meu bem e para o proveito comum de nossa igreja particular, neste momento singular de sua história”, disse Dom João em carta de renúncia.

Até a nomeação ou eleição de um novo arcebispo metropolitano, o governo pastoral da Arquidiocese de Aracaju ficará sob a responsabilidade de dom Vitor Agnaldo de Menezes, bispo diocesano de Propriá.

Biografia

Dom João José Costa é natural do município de Lagarto (SE), nascido no dia 24 de junho de 1958. Ingressou na Ordem do Carmo em 1985 e fez os primeiros votos em 1986. Em 1988 fez seus votos perpétuos. A ordenação presbiteral foi em 12 de dezembro de 1992. Em seu ministério presbiteral, foi administrador de três paróquias na arquidiocese da Paraíba; atuou como conselheiro Provincial dos Carmelitas entre 1993 e 1999, por dois mandatos; e provincial, de 1999 a 2006, também por dois períodos. Foi formador da Congregação, atuou na Pastoral Carcerária e na assistência espiritual da Fazenda da Esperança em Lagarto (SE).

Foi nomeado bispo da diocese de Iguatu (CE) no dia 7 de janeiro de 2009, pelo Papa Bento XVI. No dia 5 de novembro de 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo coadjutor da arquidiocese de Aracaju, sendo apresentado à comunidade arquidiocesana no dia 4 de janeiro de 2015, em missa campal em frente à Catedral Metropolitana de Aracaju. Com a renúncia de dom José Palmeira Lessa, assumiu a titularidade da arquidiocese de Aracaju, em 18 de janeiro de 2017.

Comentários