Offline
Secretário revela que nova ponte pode ligar Coroa do Meio à antiga estrada da Atalaia Nova
Noticias
Publicado em 25/07/2023

Na manhã desta terça-feira, 25, o Jornal de Rádio, recebeu o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas. Na ocasião, o secretário falou sobre o projeto de construção da nova ponte que liga os municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros.

O lançamento do edital de estudos para construção da ponte Aracaju/Barra pelo Governo do Estado nesta segunda-feira, 24, que destinou a contratação dos estudos de viabilidade para o projeto,  representa a primeira etapa do processo, iniciada com o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA).

O orçamento para o estudo está avaliado em R$ 13.260.237,45. O edital de licitação contempla a elaboração de Anteprojetos de Engenharia e os Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima). O objetivo é estabelecer diretrizes e premissas para orientar a elaboração dos estudos e anteprojeto, sendo que essas diretrizes devem ser interpretadas como indicativas.

Durante a entrevista, Luiz Roberto anunciou uma possibilidade inicial do que seria a localização da nova ponte que ainda será construída.

“Tem uma possibilidade que é a saída da Coroa do Meio chegando na antiga estrada da Atalaia Nova…A ideia é nesse local, mas os técnicos e esse estudo técnico que dirá a melhor localização e qual a concepção da ponte, se vai ser estaiada ou de concreto, mas tudo indica que será um ponte estaiada por conta da beleza da ponte, do local e do atrativo turístico também”, revelou o secretário.

Ainda durante a entrevista, um ouvinte questionou sobre a decisão tomada em optar pela construção de uma nova ponte que liga os dois municípios, ao invés de criar um projeto para expandir a ponte já existente.

“A saída da ponte pelo Bairro Industrial só tem uma avenida, que é a João Rodrigues, e às vezes engarrafa até a metade da ponte com a quantidade de veículos que vem e chega nessa via. A Barra, todo mundo sabe pelo IBGE, cresceu 62% (o número de habitantes) e nos últimos 10 anos praticamente dobrou a população. Há uma tendência, pelos empreendimentos que estão sendo implantados no município, que nós cheguemos daqui a 5 ou 6 anos com 90 mil pessoas morando na Barra, saindo de 40 mil para 90 mil. Isso quer dizer que podem chegar 12 mil famílias de classe média, que é sinônimo de veículo. Mesmo que você duplicasse o tabuleiro, teria problema na chegada de Aracaju, e não teria outra ponte que vai diretamente para a SE-100, que sai na Barra em outro circuito e já pega a Coroa do Meio. É preciso pensar na mobilidade e nos acessos, evitando congestionamento”, explicou Luiz Roberto.

O secretário deixou aberta ainda a possibilidade de início da construção no governo atual. Entretanto, segundo ele, as obras não serão finalizadas neste período.

“Vamos dizer que a licitação seja concluída em novembro, com a ordem de serviço dos estudos em dezembro. Seria um ano e meio e então poderia ser finalizada em 2026”, disse o secretário.

Comentários