Foto: Redes Sociais/ Reprodução
Os estudantes que residem em Nossa Senhora do Socorro estão realizando um protesto na Câmara de Vereadores do município, nesta quinta-feira (10). O objetivo é se manifestar contra o PL 93/2023 que retira o transporte para alguns estudantes.
O projeto altera a Lei Municipal nº 1.659 e propõe que o benefício seja concedido apenas a pessoas de nível médio, técnico, profissionalizante ou superior público, desde que seja comprovado ser beneficiário de bolsa ou financiamento total ou parcial.
Os requisitos para receber o transporte serão estabelecidos perante a análise da Secretaria Municipal de Assistência Social que irá estudar características como a renda do aluno.
Alguns estudantes alegam que, mesmo que o município tenha divulgado Projetos de Lei, eles estão sendo prejudicados, já que esse é o único meio de locomoção até as instituições de ensino que alguns possuem.
Outro relato é sobre a falta de transporte escolar. "No início do ano fizemos um processo seletivo para ter direito ao serviço e no início do período 2023.1 na UFS o transporte foi suspenso e não deram nenhuma satisfação pra gente. Estamos a 2 meses sem transporte universitário", declara a estudante Patrícia Batista que reside em uma região rural.
E ainda completa. "No meu caso, como não tem transporte público pra utilizar o cartão Mais escolar, dependo de carona em carros de outras prefeitura que passam na BR- 235", finaliza.