A figura de Jackson Barreto como o maior líder popular de Sergipe dos séculos XX e XXI é uma das proposições trazidas pelo professor e pesquisador Jorge Carvalho do Nascimento em um livro-biografia sobre a trajetória do ex-governador.
Em entrevista ao programa Sergipe Verdade, da rádio SIM FM, nesta quarta-feira, 20, Jorge deu detalhes sobre a obra intitulada “Jackson Barreto, Tempo e Contratempo”, que deve ser lançada ainda neste ano.
“Você sabe que todo homem de sucesso, todo político, não tem apenas tempo bom, tem tempo ruim também. O livro discute os momentos de tempo bom e os momentos de tempo ruim, por isso que é ‘Tempo e Contratempo’. No ano passado, em 2022, chegamos aos 50 anos do primeiro mandato conquistado por Jackson Barreto. Foi vereador por Aracaju em 1972, a maior votação que um vereador havia obtido na história até então”, disse o professor.
O livro, segundo Jorge, traz um apanhado da vida pública e pessoal de Jackson Barreto, além de informações sobre sua jornada política desde 1972.
“Ao longo dessa trajetória, o que é que a gente observa? Eu posso afirmar, sem ter medo de errar, que Jackson Barreto é o maior líder popular da história de Sergipe dos séculos XX e XXI. Há outras lideranças importantes que embarcam na história política de Sergipe, eu citaria o governador Leandro Maciel, sobre quem o professor Ibarê Dantas escreveu uma belíssima biografia. Eu citaria Marcelo Déda, que é outro grande de popular, mas acho que os dois maiores líderes populares, enraizados na massa, que conquistaram, num dado momento, o coração do povo em Sergipe, foram Jackson Barreto, na segunda metade do século XX, e antes dele tinha sido José Conrado de Araújo”, completou.
Na oportunidade, o professor também destacou peculiaridades da figura de Jackson Barreto que serão desenvolvidas no livro.
“Na política sergipana é tradicional as famílias da elite, as famílias tradicionais, as famílias que têm poder econômico consolidado, liderarem a vida política. Jackson é o primeiro líder político de Sergipe que chegou à chefia do poder Executivo, que foi deputado federal quatro vezes, que foi deputado estadual, vereador, vice- governador, vindo de uma família extremamente humilde. A mãe de Jackson é uma professora de Santa Rosa de Lima. A mãe e o pai migraram para Aracaju e viviam de uma bodega ali no bairro Cirurgia”, finalizou.
De acordo com Jorge Carvalho, o lançamento do livro deve acontecer no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju. A data será divulgada em breve.