Mudança pode afetar comunidades ribeirinhas
A partir de março deste ano a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) irá aumentar a vazão do Rio São Francisco, para os reservatórios das usinas hidrelétricas de Sobradinho e Xingó.
No reservatório de Sobradinho (BA), ao longo de fevereiro, será praticada vazão de saída de 900 metros cúbicos por segundo (m³/s), passando para 1.200 m³/s no mês de março. Já no reservatório de Xingó (AL/SE), a Empresa vai liberar vazão de saída de 1.040 m³/s em fevereiro, aumentando para 1.100 m³/s no mês seguinte.
"A situação hidrológica na bacia do Rio São Francisco é permanentemente avaliada, podendo haver alteração dos valores citados conforme a evolução das chuvas na bacia, bem como diante da necessidade de otimização energética envolvendo outras regiões do país", detalhou a Chesf.
A Eletrobras Chesf ressalta a possibilidade de cadastramento da população para recebimento de informações sobre as vazões praticadas, através do envio de mensagem de SMS para o número 27569, com a palavra SOBRADINHO, e para o caso de Xingó, com a palavra RIO.