No dia 1° de maio, quando se comemorou o dia do trabalhador, a pré-candidata a prefeita de Lagarto, Rafaela Ribeiro, publicou uma fake News em sua rede social. Num post amplamente divulgado, a ex-secretária publicou uma informação enganosa a respeito da geração de emprego no município.
No post, Rafaela afirma que “Lagarto é a cidade do interior que mais gera emprego”, porém este dado não pode ser confirmado pelo órgão de controle oficial que monitora o mercado formal.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego através do Novo Caged, que divulgou o levantamento de 2023 em janeiro deste ano, as cidades sergipanas que mais geraram emprego depois de Aracaju foram: Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro e Nossa Senhora das Dores. Lagarto não aparece sequer entre as três que mais empregaram.
Para além desse dado, no mês de março, o Novo Caged divulgou um levantamento sobre os dois primeiros meses de 2024. Neste cenário, o município de Lagarto foi citado, porém não como o município que mais gera emprego, ficando atrás inclusive de Poço Verde, que no bimestre registrou 166 empregos, enquanto Lagarto apresentou 143.
Mesmo que esta tenha sido a consulta feita, não se pode utilizar um fato isolado (dois meses), descontextualizando a ponto de induzir um entendimento generalizado, de forma errônea.
E levando em consideração o fator número de habitantes, Poço Verde gerando 166 empregos para 23 mil, se comparado a Lagarto que gerou 144 para 100 mil, o município vizinho está muito à frente proporcionalmente.
Diante dos fatos, a postagem descontextualizada publicizada pode ser considerada como uma maneira de manipular a sociedade lagartense, induzindo-a a uma realidade falsa.
A informação truncada gera uma sensação de que pode ter havido intenção de enganar o eleitorado por parte da pretensa candidata, ou tratou-se de desconexão com a realidade do município, tendo em vista as dificuldades dos jovens lagartenses para ingressarem no mercado de trabalho.
Fonte: Regionalse