Offline
Simão Dias aparece no topo de municípios com alto índice de infestação do Aedes aegypti
28/05/2024 21:36 em Noticias

Simão Dias, no Centro-Sul sergipano, figura em primeiro lugar de municípios que apresentam alto índice de infestação do mosquito do Aedes aegypti. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que divulgou o terceiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa).

 

Além de Simão Dias, outros nove municípios estão com alto índice: Simão Dias (6,9); Itabaiana (6,8); Santa Luzia do Itanhy (6,1); Japoatã (5,7); Barra dos Coqueiros (5,1); Nossa Senhora da Glória (5,1); Nossa Senhora das Dores (4,5); Rosário do Catete (4,2); Areia Branca (4,1) e Muribeca (4,0).  

 

Outros 48 municípios estão em situação de médio risco e 17 de baixo risco. O estudo, que tem o objetivo de medir a presença do vetor nas localidades pesquisadas, apresenta o índice satisfatório que vai de 0 a 0,9; o de média infestação de 1,0 a 3,9 e o de alto risco acima de 4,0.

 

Medidas preventivas

 

A população também deve continuar reforçando as medidas preventivas ao mosquito transmissor do Aedes aegypti. Entre os cuidados estão: retirar o lixo acumulado dos quintais das residências, observar os recipientes com água que podem servir de criadouro do mosquito e limpar as calhas do telhado. 

 

Sintomas

 

Os infectados pelo mosquito podem apresentar febre, dor de cabeça e no corpo. Contudo, caso haja outros sintomas mais específicos, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para uma avaliação médica. Além disso, a população deve tomar cuidado com a automedicação, pois os anti-inflamatórios e os medicamentos que contêm ácido acetil salicílico são contraindicados em pessoas com dengue, pois podem aumentar o risco de sangramentos e complicações.

COMENTÁRIOS