O prefeito eleito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD), em entrevista ao programa O Povo no Rádio, da 102.7 FM, revelou que a atual administração da prefeitura de Lagarto está endividada. A informação está sendo verificada com cuidado pela equipe de transição de governo, e estima-se que o valor pode chegar a R$ 100 milhões, com dados extraoficiais.
Sérgio diz que a expectativa é de que a transição comece de fato para que seja revelado todos os números oficiais. “A gente precisa desses dados para vermos sugestões de mudança de orçamento, possíveis alterações em modelos de secretarias. Nós vamos criar uma companhia de habitação, que dentro do nosso plano de governo foi a construção de casas populares e o que puder ser feito para facilitar a vinda desses recursos, nós iremos implementar no nosso município”, disse.
Além disso, desse montante, R$ 50 milhões seriam só de dívidas ao INSS. “São 3 despesas aí que me preocupam muito: Consignado, a folha está acima do limite prudencial e temos aí um débito gigantesco com o INSS. Esse é o que mais me preocupa, porque o INSS não vai esperar precatório. Ele vai lá e bloqueia. Eu não quero de forma nenhuma chegar na prefeitura em janeiro e estar com as contas bloqueadas. Nós não temos essa informação oficial, mas extraoficial me disseram que o município sonega esse imposto há mais de 1 ano”, disse.
Sérgio irá encaminhar aos advogados para que tudo isso possa ser resolvido ainda na atual gestão, para que não haja comprometimento da sua futura administração. “Se há atraso da administração no INSS, que o INSS cobre agora da administração.”