Offline
Prefeitura de Lagarto realiza mutirão de triagem para os alunos da Academia da Saúde
Publicado em 13/02/2025 17:14
Noticias

A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou um mutirão de triagem para efetivar o recadastramento dos alunos no programa Academia da Saúde. A triagem incluiu a realização de testes, como verificação de glicemia, aferição da pressão arterial, peso e altura, massa corporal individual, para que seja feito o planejamento adequado das aulas de atividade física.

Para facilitar e atender o maior número de alunos possível, a triagem foi feita antes das atividades, que acontecem na Praça Jeremias Monteiro de Carvalho (Praça do Gomes), às terças, quartas e quintas-feiras, pela manhã, às 6h, e pela tarde, às 16h.

A aposentada Valdelúcia de Santana é aluna da Academia da Saúde, e aproveitou a triagem para verificar como estava a saúde e concluir o cadastro no programa. “Acho um ótimo projeto, e a triagem foi muito boa porque facilita a nossa vida. Enquanto estamos aqui para praticar atividade física, já verificamos também como está a saúde. Fiz os exames, vi que estava tudo bem. Acho muito importante porque preciso monitorar sempre, pois sou hipertensa”, explicou.

Outra aluna que realizou a triagem foi a aposentada Maria Cileide Borges. “Foi uma maravilha. Eu amo os serviços prestados pela Academia da Saúde. Além da atividade física, estamos verificando como estão as taxas, e isso é fundamental porque a saúde deve ser uma prioridade. Fiz tudo rapidinho, muito prático, aproveitei que vim para aula e já fiz os exames”, enfatiza.

Serviço integrado para a população

Os alunos que apresentaram taxas elevadas de hipertensão ou diabetes na triagem realizada pela Academia da Saúde foram encaminhados à Unidade de Saúde mais próxima para passar pelo médico e obter os próximos direcionamentos. A partir do resultado dos exames, o médico responsável irá concluir se o aluno pode ou não continuar realizando a atividade e retornar ao serviço.

“Nessa primeira triagem, já detectamos que 50% dos alunos são hipertensos descompensados, chegando para a aula 6h da manhã com a pressão em 17 e 18. Teve uma senhora que quando aferimos, a pressão estava em 22 por 11. Encaminhamos imediatamente para a Maroto e, ao chegar lá, a glicemia também estava alta, em 300. A triagem é de fundamental importância, tanto para segurança de nós professores quanto do aluno”, destaca a educadora física e coordenadora da Academia da Saúde, Dilza Nascimento.

A triagem deve ser realizada a cada dois meses. Os alunos que chegarem após o mutirão de triagem passarão por uma anamnese para checar se apresentam ou não problemas de saúde, como hipertensão e diabetes. Também irão apresentar documento com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. Na próxima triagem, esses pacientes serão incluídos e passarão a ser acompanhados pela triagem feita pela Academia da Saúde.

Última atualização em 13 de fevereiro de 2025

Comentários