Offline
Ação conjunta entre a Prefeitura de Lagarto e a Polícia Militar de Sergipe interrompe possível desmatamento ilegal no assentamento Karl Marx
Publicado em 13/02/2025 17:21
Noticias

Após denúncia anônima relatando desmatamento ilegal em área de reserva legal, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Ações Climáticas (Semac), e o 7º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Sergipe (7° BPMSE), realizaram ação de fiscalização conjunta no assentamento Karl Marx, onde foi verificada invasão, desmatamento e o tráfego de caminhões carregados de madeira para possível comercialização.

Além de notificados, os assentados também foram orientados sobre a importância da preservação ambiental pelos técnicos da Secretaria, que se colocaram à disposição para sanar quaisquer dúvidas sobre o assunto. Segundo o secretário da Semac, Givaldo de Souza, “apesar de ser uma operação de fiscalização pós-denúncia, a nossa equipe também realizou uma ação preventiva de educação ambiental, conscientizando os assentados e mostrando que eles também são responsáveis pela preservação daquela área”, declarou.

Ainda de acordo com Givaldo, ao chegar até o local indicado na denúncia, os agentes da Semac e os policiais do 7º BPM, encontraram cerca de 21 metros cúbicos de material lenhoso, mas não havia nenhuma pessoa que pudesse dar informações. As equipes se deslocaram até o assentamento, onde acionaram o vice-presidente e os assentados, aos quais foi solicitada a apresentação da Autorização de Supressão de Vegetação Nativa (ASV).

Durante a inspeção, ficou determinado um prazo para que os responsáveis pelo assentamento apresentem o documento. “Caso não seja comprovada a legalidade da supressão e a posse do material encontrado, será lavrado um Termo determinando a apreensão de todo o material. Paralelo a isso, nossa equipe também já está trabalhando na confecção de um Relatório de Fiscalização Ambiental”, concluiu o secretário.

Última atualização em 13 de fevereiro de 2025

Comentários