A Prefeitura Municipal de Lagarto, por meio das secretarias municipais de Governo e Inovação e de Turismo, se reuniu nesta quarta-feira, 26, com representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para discutir e projetar ações futuras sobre o turismo no município.
Em pauta, assuntos como a elaboração de estratégias para a fomentação do turismo rural e de base comunitária, reativação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), inscrição do município no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e mapeamento dos pontos turísticos locais.
Em seu segundo dia à frente da pasta, o secretário municipal de Turismo (Semtur), Wédson Andrade, destacou a importância da reunião e revelou algumas ações que deverão ser executadas ainda no primeiro semestre deste ano.
“A gente inicia os nossos trabalhos aqui em Lagarto muito esperançosos de desenvolver parcerias com as secretarias do Esporte, da Cultura, de Agricultura e da Indústria e Comércio, de modo a alavancar o turismo de forma integrada e possibilitar uma visibilidade macro, de forma eficiente e com excelência”.
Ainda de acordo com o secretário, a Semtur já está trabalhando em um projeto de mapeamento dos pontos turísticos locais. “Em paralelo a isso, estamos confeccionando um material de divulgação que deverá ser distribuído já nos próximos eventos, apresentando aos munícipes aquilo que Lagarto tem de melhor”, revelou.
De acordo com o secretário-adjunto de Governo, Rilley Guimarães, “a proposta é trabalhar de forma intersetorial toda a diversidade turística de Lagarto, a exemplo de festas como a Vaquejada, de atrativos naturais como a Barragem Dionísio Machado, a cachoeira do Saboeiro, além da parte gastronômica, como a maniçoba, o arroz de galinha e os derivados da mandioca, que são elementos que promovem geração de emprego e renda e tendem a elevar o município a um patamar de reconhecimento em nível nacional”, explicou.
Para o gerente do Sebrae Regional Lagarto, Itamar Santana, este é mais um passo promissor que está sendo dado junto à Prefeitura de Lagarto. Ele pontuou que são parcerias como as que o serviço vem realizando com o município que geram desenvolvimento e auxiliam o empreendedorismo.
“A reunião de hoje é um marco que tende a inserir o município de Lagarto na rota do turismo regional e nacional, a partir do estabelecimento de critérios de adequação às normas do Ministério do Turismo, e é neste sentido que o Sebrae atua com sua expertise”, falou Itamar.
Além das secretarias de Turismo e de Governo e Inovação de Lagarto, e do gerente regional do Sebrae, a reunião também contou com a presença do turismólogo Yan Vitor, da Semtur; do diretor de Processos de Legislação, José Monteiro, da Segov; e da gerente territorial do Sebrae, Adriana Sobral.
Última atualização em 26 de fevereiro de 2025