Já está em curso a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos em Aracaju. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) percorrerão os bairros da cidade, levando imunização gratuita para os pets.
A vacinação ocorre nos bairros da capital até o mês de maio, seguindo um cronograma divulgado pela pasta (veja completo abaixo). Além disso, a vacina está disponível na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) durante todo o ano, sem necessidade de agendamento.
07 e 08/03: Praça Osvaldo Mendonça (Bairro Bugio);
21 e 22/03: USF Eunice Barbosa (Loteamento Coqueiral).
A raiva é uma zoonose viral grave, com letalidade de aproximadamente 100%, segundo o Ministério da Saúde. A doença é transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, arranhões ou lambidas. Uma vez manifestados os sintomas, a raiva não tem cura, levando à morte em poucos dias.
Segundo a SMS, um animal não vacinado está vulnerável à infecção pelo vírus e pode se tornar um transmissor da raiva. Caso um pet contraia a doença, ele começa a eliminar o vírus pela saliva de dois a cinco dias antes dos primeiros sintomas. A morte ocorre, em média, entre cinco e sete dias após o início dos sinais clínicos.
Monitoramento
Além da vacinação, o UVZ realiza o monitoramento da cobertura vacinal e investiga casos suspeitos de raiva em animais e humanos. A unidade também atua no bloqueio de focos da doença, identificando possíveis transmissões.
Caso uma pessoa seja mordida ou arranhada por um animal suspeito, é fundamental lavar o ferimento com água e sabão imediatamente e procurar uma unidade de saúde para avaliação e, se necessário, iniciar o protocolo de prevenção com a vacina antirrábica humana e o soro antirrábico.