Offline
Lagarto registra alta demanda nos serviços de hotelaria e pousadas com proximidade da Exporingo 2025
Por Administrador
Publicado em 22/03/2025 23:08
Noticias

A cidade de Lagarto já sente os impactos positivos da Exporingo 2025, um dos maiores eventos do agronegócio do Norte e Nordeste. Segundo o secretário municipal de Turismo, Wédson Andrade, todos os hotéis do município já estão lotados para os dias da feira, que acontece entre os dias 26 e 30 de março, no Parque das Palmeiras.

A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) reforça a importância da Exporingo para o desenvolvimento econômico local. “Esse acompanhamento é fundamental para entendermos o impacto da feira no turismo e melhorarmos a infraestrutura de hospedagem para edições futuras”, destacou o secretário.

Além do aquecimento do setor hoteleiro, a Semtur está implementando ações para proporcionar uma experiência completa aos visitantes. “Preparamos um folder com os principais atrativos turísticos da cidade, que será lançado na Exporingo, e teremos um ponto de consultoria voltado para produtores e proprietários rurais interessados no turismo rural”, informou Wédson.

A valorização de Lagarto como destino turístico também ganha força com a Exporingo. O evento atrai visitantes de diversas regiões e impulsiona setores como gastronomia, cultura e comércio. Para ampliar essa divulgação, a Secretaria de Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic), está cadastrando hotéis, bares e restaurantes para a criação de um Guia Municipal, facilitando a experiência dos turistas na cidade.

“Sabemos que esse evento não só coloca nossa cidade em evidência como um destino turístico de potencial, como também movimenta a economia local e amplia a geração de empregos. Para atender a essa demanda crescente, é imprescindível que tenhamos um cadastro atualizado e completo dos nossos serviços de hospedagem, alimentação e lazer”, destacou o secretário Municipal de Indústria e Comércio, Marlysson Magalhães.

Vaquejada

Além da Exporingo, outro fator que reforça a vocação turística de Lagarto é o título de Capital Nacional da Vaquejada, conquista garantida por meio do deputado federal Fábio Reis. A vaquejada, que faz parte da identidade cultural nordestina, teve sua prática assegurada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após uma mudança na Constituição que a reconhece como patrimônio cultural e esportivo.

Para o secretário Wédson Andrade, essa conquista abre portas para novos eventos e oportunidades de negócios. “Com a Exporingo já lotando nossas hospedagens, esperamos que o reconhecimento de Lagarto como Capital Nacional da Vaquejada também impulsione a vinda de mais turistas, reforçando a cidade como um polo de cultura e entretenimento”, afirmou.

A prefeitura de Lagarto, através da Semtur planeja ampliar a estrutura turística para atender a essa crescente demanda. “Estamos aprimorando a infraestrutura da Cachoeira do Saboeiro e do Espaço Bica, além de fortalecer o Mercado Municipal como um espaço estratégico para experiências gastronômicas e culturais”, concluiu Wédson.

Com a Exporingo e o fortalecimento da vaquejada, Lagarto se consolida como um destino de destaque, unindo tradição, turismo e desenvolvimento econômico.

Comentários