No último sábado, dia 22, além da visita aos pontos do Rodoanel, o prefeito Sérgio Reis esteve no Hospital de Amor de Lagarto, acompanhado do senador Rogério Carvalho e demais lideranças políticas de Sergipe. A unidade interestadual de saúde ampliará ainda mais os serviços, sobretudo na área de oncologia, reforçando Lagarto como referência no setor.
O hospital beneficiará mais de 2 milhões de pessoas, atendendo não apenas famílias sergipanas, mas também moradores da Bahia, Pernambuco e Alagoas. Para o prefeito Sérgio Reis, a nova unidade representa um grande avanço para a cidade e para toda a região.
“Lagarto segue firme como um grande polo de saúde em Sergipe. O Hospital de Amor não só ampliará o atendimento oncológico, como também trará mais investimentos e geração de empregos para a nossa cidade. Esse é um passo fundamental para garantir que a população tenha acesso a um serviço de excelência, próximo de casa e com a qualidade que merece”, destacou o prefeito Sérgio.
A nova estrutura fortalecerá ainda mais o polo de saúde da cidade, impulsionando investimentos e ampliando os serviços médicos especializados. Lagarto já conta com um campus universitário e investimentos recentes, como a ampliação do Centro de Especialidades e do Hospital Universitário, o que reforça sua posição como referência em saúde na região.
O senador Rogério Carvalho ressaltou o compromisso em garantir que o hospital tivesse um modelo de financiamento adequado, sem prejudicar outros serviços de saúde já existentes no estado.
“Não seria justo instalar um novo hospital e competir por recursos com outro serviço já mantido pelo estado. Por isso, na época, propus ao secretário de Atenção Especializada, em uma reunião com o presidente Lula, a Lígia e o Henrique Praça, que esse hospital não competisse com o financiamento estadual. Sugerimos a criação de um novo modelo de financiamento, e assim surgiu a ideia do hospital interestadual, com uma portaria específica para destinar recursos a essa unidade de saúde”, explicou o senador.
Além do impacto positivo na assistência médica, a chegada do Hospital de Amor contribuirá diretamente para o desenvolvimento econômico da região. Cidades como Campina Grande (PB), Campinas (SP), Botucatu (SP), Marília (SP) e São José do Rio Preto (SP) são exemplos de municípios que cresceram impulsionados por seus hospitais universitários e centros de ensino em saúde.
A nova unidade, portanto, representa não apenas um avanço no acesso à saúde de qualidade, mas também um importante vetor de crescimento e desenvolvimento para Lagarto e todo o estado de Sergipe, com fortalecimento do comércio, do setor imobiliário e de serviços.
“Esse hospital ultrapassa as fronteiras de Sergipe. Quero aqui agradecer a todos os parlamentares da bancada federal que colocaram emendas para construção deste equipamento. Um equipamento desta magnitude, no interior brasileiro, numa faixa que sai puxando para o interior do Nordeste, irá desafogar o sistema de saúde metropolitano das capitais. Lagarto, eu não tenho a menor dúvida de que já é e será ainda mais um polo de centro médico. Nos comprometemos também a pagar bolsas de estudo pelo Ministério da Saúde, porque precisamos ampliar a formação”, acrescenta o secretário de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, Mozart Sales.
A Secretaria Municipal da Saúde de Lagarto estará à frente da administração da unidade. Segundo a secretária, Goretti Reis, este será um importante desafio para o município. “Em breve este hospital estará pronto, com todo aporte necessário para atender pacientes oncológicos não só de Sergipe, já que outros estados também estarão referenciados aqui. Ele conta com o apoio do Ministério da Saúde, do governo estadual e do governo municipal. Vamos fazer funcionar esse serviço tão importante para a oncologia, e para isso vamos contar com o apoio do município para avançar neste desafio que enfrentaremos”, disse Goretti.
Representando o governador Fábio Mitidieri, o secretário estadual da Saúde, Cláudio Simões, manifestou a satisfação do chefe do Executivo Estadual em ver a concretização do hospital, e de poder participar desta realidade. “Este hospital é um grande marco e, com certeza, trará o que há de melhor no tratamento oncológico no Brasil. Quem ganha é o estado de Sergipe, que será beneficiado com esse importante equipamento que dará dignidade e esperança para todos”, afirma.