Offline
Programa Academia da Saúde promove qualidade de vida para lagartenses a partir de atividades físicas
Por Administrador
Publicado em 06/04/2025 10:13
Noticias
Neste domingo, 6 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Atividade Física, um lembrete do quanto manter o corpo em movimento regularmente tem um papel importante para a promoção da saúde física e mental, ajudando a reduzir o risco de doenças, assim como melhorar o humor e a disposição para encarar as exigências do dia a dia. Sabendo disso, a Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém o programa Academia da Saúde, que busca levar aos cidadãos lagartenses a possibilidade de exercitar-se ao ar livre, com acompanhamento profissional adequado. 
 
Atualmente, a iniciativa conta com 164 participantes, de idades entre 24 e 83 anos, beneficiados com aulas como ginástica aeróbica, treinamento funcional, ginástica localizada, caminhadas, entre outras. Além disso, há apoio e orientação com educador físico, nutricionista e psicólogo.
 
“A atividade física é fundamental para a qualidade de vida, porque a prática melhora desde os aspectos psicológicos quanto fisiológicos. Atualmente, a principal causa da hipertensão, obesidade e diabetes é o sedentarismo, então é uma questão de cuidado. Saúde é o que interessa, o resto é consequência”, aponta a professora Dilza Nascimento, coordenadora do programa Academia da Saúde. 
 
Para participar do programa basta se apresentar à sede do Academia da Saúde, na Praça Geremias Monteiro, conhecida como Praça do Gomes, entre segunda e sexta-feira, das 8 às 11h ou das 14h às 17h, munido de cartão do SUS. A participação é gratuita e aberta ao público de todas as idades. 
 
No primeiro dia, a pessoa passará por uma anamnese, ou seja, uma conversa de avaliação, para compreender potenciais riscos e, caso seja necessário, estabelecer um acompanhamento complementar de saúde. As aulas acontecem no mesmo local, nas terças, quartas e quintas, com início às 6h ou às 16h.  
 
A promoção de um serviço deste tipo pela administração municipal vai de encontro às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que nas suas diretrizes sobre bem estar enfatiza que atividade física regular é fundamental para prevenir e controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, bem como para reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, reduzir o declínio cognitivo, melhorar a memória e exercitar a saúde do cérebro. 
 
Aliado aos benefícios à saúde há também o estabelecimento de conexões e trocas de experiências entre os participantes do programa, uma vez que os exercícios são conjuntos, o que estimula o senso de comunidade e facilita a criação de laços de amizade. 
 
Por isso tudo, o intuito da PML é que o Academia da Saúde continue relevante, que o programa possa se perpetuar e crescer, de maneira que mais gente, por um período mais prolongado de tempo, possa colher os benefícios múltiplos de manter o corpo em movimento frequente.
Comentários