O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, ao lado de gestores de outros municípios do Território Empreendedor Centro-Sul do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) — Simão Dias, Poço Verde, Salgado, Tobias Barreto, Boquim, Riachão do Dantas e Itaporanga d’Ajuda —, além de representantes da Agência de Desenvolvimento do Centro-Sul (Desenvolve Centro-Sul) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), prestigiou na manhã desta segunda-feira, 7, a realização da 1ª Feira de Economia Criativa, Artesanato e Cultura da região (Fenacs). Na ocasião, o gestor enalteceu o sucesso da iniciativa e afirmou estar tomando providências para que o evento passe a ser realizado com periodicidade.
A feira reuniu e expôs ao público a produção de artesanato, culinária típica, música, dança e moda dos oito municípios do território Centro-Sul. O evento aconteceu das 7h às 12h, com entrada gratuita, no Mercado Municipal José Corrêa Sobrinho, localizado na Praça Rosendo Ribeiro de Souza, em Lagarto.
A proposta da feira é promover o acesso às riquezas culturais da região e aos diversos atrativos ligados às cadeias produtivas da economia criativa, com o objetivo de induzir o desenvolvimento e a prosperidade para a comunidade.
“Nós queremos reabrir os boxes que hoje estão fechados, para que voltem a funcionar e a gerar emprego e renda em nosso município. Quero que este mercado, assim como ocorre em Aracaju e em outras capitais, funcione durante toda a semana e que o artesanato, a culinária e a cultura local sejam o grande atrativo para turistas e para o povo lagartense. As pessoas precisam de incentivo, e a Prefeitura de Lagarto não vai medir esforços para buscar alternativas e mecanismos que melhorem a vida de cada cidadão. A parceria com a Agência de Desenvolvimento do Centro-Sul e o Sebrae será fundamental para que a economia possa fluir”, declarou o prefeito Sérgio Reis.
Em seu pronunciamento, o prefeito também ressaltou a parceria estabelecida entre os municípios e as instituições de apoio aos pequenos empreendedores. Ele afirmou que está trabalhando com seu secretariado para viabilizar a continuidade da feira com uma periodicidade mais curta.
“Peço o apoio do Sebrae para que o evento tenha continuidade. A Prefeitura dará o suporte necessário, por meio das secretarias, em parceria com o Sebrae. Vamos criar uma estrutura adequada e reabrir os boxes, para que os artesãos possam vender seus produtos. Hoje, saio daqui muito feliz, porque estamos dando o primeiro passo. Aproveito para anunciar que estamos enviando um Projeto de Lei à Câmara Municipal de Lagarto, com o objetivo de isentar os Microempreendedores Individuais do pagamento de alvará — um compromisso meu com os pequenos empresários e produtores”, completou.
O prefeito de Boquim, Jackson do Mangue Grande, seguiu a mesma linha de pensamento em sua fala, destacando que a atuação conjunta entre os municípios potencializa a capacidade de realização das gestões municipais em benefício da população.
“Estou aqui na terra do nosso irmão Sérgio Reis, nosso vizinho. É um momento único, que demonstra a nossa parceria. Hoje em dia, não há mais espaço para quem é desorganizado. Ou você se organiza, ou as coisas não fluem. Então, formamos essa parceria e tivemos a oportunidade de realizar um evento tão bonito quanto este”, afirmou.
Para o gerente regional do Sebrae, Itamar Santana, o anúncio feito pelo prefeito Sérgio Reis exemplifica seu compromisso com o avanço econômico de Lagarto, sobretudo com o fortalecimento dos pequenos empreendedores.
“Quero registrar o importante apoio do município de Lagarto. Sem essa colaboração direta, este evento não poderia ter acontecido. O jeito do prefeito Sérgio fazer política é novo e diferente, porque ele está pensando no desenvolvimento de Lagarto. Tenho o compromisso de ajudá-lo, por meio do Sebrae, que é parceiro do empreendedorismo, dos pequenos negócios e das cidades que pensam no futuro”, declarou.
Na avaliação da agente territorial do Centro-Sul sergipano, Adriana Sobral, o esforço conjunto dos diferentes gestores e a liderança do prefeito Sérgio na valorização das expressões culturais locais foram fundamentais para o êxito da primeira edição da feira.
“Quando a gestão municipal acredita na importância da cultura e do artesanato para o desenvolvimento da cidade, o resultado é esse: sucesso. Conseguimos trazer produtos de oito municípios e, além disso, fortalecer o mercado de Lagarto, cidade-sede do evento. Com os boxes abertos, estamos incentivando a economia local. Por isso, agradeço ao prefeito Sérgio e a todo o secretariado pelo trabalho conjunto com a Desenvolve Centro-Sul”, afirmou.
Já o presidente da CDL de Lagarto, José Edcarlos, conhecido como “Bob Seguros”, destacou que o sucesso da Fenacs consolida Lagarto como um polo regional de progresso e prosperidade, marcando um novo momento para a cidade.
“Parabéns a todas as instituições aqui presentes, que contribuíram para a realização deste evento. Ele é gratificante para o município. A CDL é uma instituição que ajuda o empreendedor e o comerciante local a se fortalecer. Lagarto é um canteiro de desenvolvimento, uma cidade próspera e cheia de cultura. Vivemos um momento novo, ímpar e muito importante para nossa economia e identidade cultural”, concluiu.
Presenças
Também prestigiaram o evento o prefeito de Riachão do Dantas, Lucivaldo do Carmo, conhecido como “Galego da Samba”; o prefeito de Simão Dias, Cristiano Viana; e o presidente da Desenvolve Centro-Sul, Roberto Góes. Além deles, estiveram presentes membros do secretariado das demais cidades que compõem a região Centro-Sul e da anfitriã Lagarto.