Nesta terça-feira (29), foi deflagrada a Operação Essência Falsa, com o objetivo de reprimir uma série de crimes de estelionato eletrônico cometidos por meio da clonagem de cartões bancários. Foram cumpridas decisões judiciais de busca e apreensão, além de três mandados de prisão nas cidades de Aracaju, São Paulo e Cubatão (SP).
Durante as investigações, foram identificadas 17 vítimas residentes em Aracaju, todas lesadas no segundo semestre de 2024, com prejuízos financeiros consideráveis.
De acordo com o delegado Érico Xavier, os criminosos abordavam as vítimas por meio de chamadas telefônicas. “Eles informavam falsamente que as vítimas haviam sido contempladas com um kit de cosméticos ou perfumes, supostamente enviados por uma loja durante campanhas promocionais”, explicou o delegado.
Após o contato inicial, um falso entregador era enviado ao endereço da vítima para realizar a entrega do suposto brinde. “Ele solicitava o pagamento de uma taxa de frete, que só poderia ser paga via cartão de crédito”, acrescentou Xavier.
Para concretizar o golpe, o suposto entregador utilizava uma maquineta adulterada que permitia a clonagem dos dados do cartão. A partir disso, os dados eram usados para realizar diversas compras sem o consentimento das vítimas.