Nesta terça-feira, 13, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Semdee), realizou, no povoado Colônia Treze, a primeira edição da Sala do Empreendedor Itinerante. Durante toda a manhã, técnicos e gestores da pasta receberam comerciantes locais para sanar dúvidas a respeito das movimentações na economia local. O projeto é executado de forma intersetorial, envolvendo o Governo Municipal, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e instituições de crédito financeiro.
De acordo com o secretário da Semdee, Marlysson Magalhães, a Sala do Empreendedor Itinerante é um meio que a gestão possui de ampliar o leque de parcerias e de dialogar como a sociedade. “Esse projeto vai além de proporcionar aos comerciantes um conhecimento amplo sobre como abrir e gerir uma empresa, mas é uma forma de podermos levar o nosso gabinete para mais próximo da comunidade, ouvindo e auxiliando naquilo que for necessário. A nossa meta é levar os serviços a todos os povoados lagartenses.”, explicou.
Secretário Marlysson Magalhães avalia que a iniciativa pode facilitar a vida da população e ampliar o empreendedorismo local. (Foto: Jobson Luz/Secom)
Durante toda a manhã, técnicos das instituições receberam a população fornecendo orientações e realizando serviços como cadastro de MEI, emissão de certificado da condição de Microempreendedor Individual, atualização de dados, entre outros.
Entre as pessoas que visitaram o estande esteve Cleide da Paixão Rodrigues, que lida com o negócio no ramo de alimentos. Para ela, “é muito bom ter esse serviço para tratar de um assunto tão importante junto da população. Eu vim tirar dúvidas sobre o MEI e saber quais os benefícios que posso ter enquanto microempreendedora.”, disse.
Cleide da Paixão Rodrigues empreende no ramo de alimentos. (Foto: Jobson Luz/Secom)
A analista técnica do Sebrae, uma das responsáveis pelo atendimento aos microempreendedores na Sala do Empreendedor Itinerante, Priscila Martins, pontuou que “é muito importante levar a capilaridade do atendimento àqueles locais onde não têm um setor específico para isso. Então, essa parceria do Sebrae com o Município viabiliza a gente estar mais perto desse público, que muitas vezes não consegue ir até o órgão competente para receber esse tipo de assistência.”.
Sucesso
O coordenador do projeto em Lagarto, Rafael Fontes Evangelista, comemorou o resultado da primeira edição da Sala do Empreendedor Itinerante, que recebeu cerca de trinta comerciantes durante toda a manhã. “Este foi o pontapé inicial de um projeto cuja tendência é crescer cada vez mais. A partir dos resultados obtidos na ação de hoje, somados às demandas apontadas durante a escuta ativa realizada na mobilização que fizemos na segunda-feira, nós iremos ampliar ainda mais a lista de atividades disponibilizadas na sala, a exemplo de capacitações”, destacou.
Parcerias
A Sala do Empreendedor Itinerante é uma realização da Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Semdee), em parceria com o Sebrae. A parceria também conta com a participação do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Banco do Nordeste e Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), instituições financeiras que viabilizam modalidades de créditos voltados para os pequenos empreendedores.