A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem intensificado o trabalho no Centro de Controle de Zoonoses e Endemias, com foco na recuperação, tratamento e adoção responsável de cães e gatos. Prova disso é a recente adoção de Malu e Vasquinho, dois animais que ganharam um novo lar na última semana.
A secretária de Saúde, Goretti Reis, reconhece a importância da atuação do Centro e reforça que o local não é um abrigo permanente, mas um espaço de acolhimento para animais que estão doentes ou foram vítimas de maus-tratos.
“Recolhemos animais em situação de risco, tratamos, castramos, vacinamos e depois colocamos para adoção. Precisamos garantir que o Centro cumpra sua função dentro da saúde pública, que é tratar animais doentes, muitos deles transmissores de zoonoses, ou seja, doenças que podem ser passadas para seres humanos. Por isso, é fundamental promover campanhas de adoção e mobilizar a população. Só assim conseguiremos manter o fluxo de atendimentos e dar continuidade ao propósito com o qual o serviço foi criado”, declarou.
Paloma Rodrigues, coordenadora de Controle de Vetores, explica que o Centro deve funcionar como uma unidade de passagem e cuidado.
“Não é um abrigo; aqui a gente recolhe animais que estão sofrendo maus-tratos ou com algum problema de saúde que pode ser transmitido para humanos. Depois que eles são tratados, ficam disponíveis para adoção. O processo é feito com responsabilidade: a pessoa interessada assina um termo, se comprometendo com os cuidados que o animal vai precisar. Todos os animais saem daqui castrados, vermifugados e vacinados”, afirmou.
Adoção responsável
Malu e Vasquinho, dois cães que integravam o conhecido “Grupo Caramelo”, foram recentemente adotados após passarem pelo processo de recuperação no Centro. Os animais, que antes viviam na rua, agora têm uma nova chance graças à ativista da causa animal, Madalena Tsubaça Kakuca.
“Estou adotando Malu e Vasquinho e quero que isso represente um recomeço para eles. Apesar do sofrimento que passaram nas ruas, hoje ganham um lar cheio de amor”, afirmou, emocionada.
Madalena destacou a importância do trabalho realizado pelo Centro. “Quero que as pessoas saibam que o Zoonoses é um dos melhores lugares para adotar cães e gatos. Eles realmente cuidam dos animais com dedicação e carinho”, completou.
Paloma Rodrigues também falou sobre a importância da adoção para o melhor funcionamento do Centro. “A adoção reduz o número de animais no local. Quando um animal é adotado, conseguimos abrir espaço para acolher outros que estão nas ruas, muitas vezes doentes e com risco de transmitir doenças para a população. Além disso, seguimos a política de ‘adote, não compre’. Um animal, mesmo que sem raça definida, transmite amor, carinho e gratidão. É um ato de humanidade tirar um animal da rua e dar a ele um lar com amor e respeito.”.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.