O vereador Carlos de Zezé de Avelino fez questão de destacar, por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, que o Festival da Mandioca — hoje reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial de Lagarto, graças a um projeto de sua autoria — vai muito além das grandes atrações nos palcos da Praça do Tanque Grande.
Em sua publicação, o parlamentar evidencia as etapas que envolvem o ciclo da mandioca, desde o plantio até a produção artesanal da farinha. O vídeo reforça a importância de valorizar o pequeno produtor e de fomentar políticas públicas voltadas à agricultura familiar.
Apesar de Lagarto ser o maior produtor de mandioca da região, o município vizinho de Campo do Brito ainda se destaca em âmbito estadual — uma realidade que revela a necessidade de mais investimentos e estratégias para potencializar essa vocação local.
Embora grande parte do público concentre sua atenção nos shows e entretenimento, o Festival da Mandioca é, sobretudo, uma celebração à cultura, à produção agrícola e à economia que gira em torno desse cultivo.
Ao final, o vereador reforça que os pequenos e médios agricultores devem ser o foco principal das ações do poder público. Afinal, após o encerramento do evento e os benefícios econômicos temporários gerados, é no campo que reside o verdadeiro potencial de desenvolvimento sustentável para o município.