Offline
Semagri promove reunião técnica com palestra sobre logística reversa de defensivos agrícolas
Por Administrador
Publicado em 26/06/2025 19:47 • Atualizado 26/06/2025 19:48
Noticias

Na manhã desta quinta-feira, 26, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), realizou uma reunião técnica no Rotary Club do município com a palestra “Logística Reversa de Defensivos Agrícolas”. A apresentação foi conduzida por Marivânia Felix Schoenherr, executiva da Associação das Revendas de Defensivos Agrícolas de Sergipe (Ardase).

 

 

Destinado a produtores rurais, técnicos agrícolas, representantes de cooperativas e demais interessados, o evento teve como principal objetivo conscientizar sobre a importância da destinação correta das embalagens de defensivos agrícolas, conforme as exigências legais e ambientais.

 

Durante a palestra, Marivânia ressaltou que a discussão vai além da preservação ambiental.

“Estamos falando de boas práticas no campo. Lagarto tem um papel essencial na produção agrícola de Sergipe, mas ainda há muitos desafios ambientais a serem superados. Este encontro representa um importante passo para o início de um projeto comprometido com essa pauta. Esperamos sair daqui com políticas bem estruturadas, voltadas à devolução correta das embalagens e à adoção de boas práticas agrícolas”, afirmou.

 

A reunião contou com a presença de representantes de diversas instituições ligadas à agricultura, saúde e meio ambiente. Para o engenheiro agrônomo da Semagri, Édson Vieira, a ação faz parte de uma agenda estratégica da pasta.

“Esta reunião integra um conjunto de iniciativas da Secretaria, em parceria com a Ardase, para reforçar a importância da logística reversa dos defensivos agrícolas. A proposta é unir esforços entre a Prefeitura, Ardase e os profissionais do campo para alcançar resultados concretos, tanto na preservação ambiental quanto na saúde dos agricultores”, destacou.

 

Carlos Alberto, diretor de Desenvolvimento Rural da Semagri, enfatizou a urgência do tema diante do crescimento da agricultura moderna.

“O uso de defensivos e herbicidas é, muitas vezes, inevitável. Por isso, é essencial orientar nossos produtores sobre o descarte adequado dessas embalagens, garantindo a continuidade da produção sem riscos ao meio ambiente e à saúde humana”, alertou.

 

Representando a Emdagro, a coordenadora de Insumos Agropecuários, Aglenia Araújo, também participou do evento e destacou a importância da cooperação entre o município e o Estado.

“Com a rastreabilidade de toda a cadeia dos agrotóxicos, sabemos o quanto é adquirido pelos produtores e qual o volume de embalagens que precisa ser devolvido. Essa parceria com a Prefeitura de Lagarto é essencial para promover uma mudança de cultura, através de um trabalho contínuo e educativo”, reforçou.

 

A reunião também contou com a participação do assessor técnico do Cerest, Thiago Cavalcante, que atua como diretor do Grupo de Trabalho do VSPEA (Vigilância em Saúde do Trabalhador para o uso correto de agrotóxicos).

“A atuação conjunta entre os setores de Saúde, Agricultura, Meio Ambiente e Educação é fundamental. Estamos aqui reunindo dados epidemiológicos e reforçando ações educativas e fiscalizatórias para prevenir doenças relacionadas à exposição aos agrotóxicos”, explicou.

 

A Semagri reafirmou seu compromisso em seguir promovendo ações educativas e de apoio técnico aos agricultores, incentivando o uso responsável de defensivos agrícolas e a preservação ambiental como pilares para o desenvolvimento sustentável no campo.

 

 

 

Comentários