De maneira a reduzir riscos aos lagartenses visitantes que buscam a cachoeira do Saboeiro como opção de lazer, a Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), decidiu, após visita técnica realizada na tarde desta terça-feira, 1, pela interdição da escada que dá acesso ao local.
A medida leva em consideração falhas estruturais e falta de corrimão adequado, o que torna o espaço perigoso temporariamente para visitação.
“A empresa contratada para a obra de revitalização do local, com contrato vigente, foi notificada para tomar as devidas providências o mais rápido possível. Como a escada não atende aos padrões de segurança necessários, decidimos pela interdição temporária até que os problemas sejam sanados”, explica o secretário municipal de Turismo, Wedson Andrade.
O projeto de revitalização do ponto turístico, localizado a 20 km do Centro, teve início em meados de 2024, mas foi paralisado pela antiga gestão.
Em abril de 2025, uma ação intersetorial que reuniu, as secretarias Municipais de Turismo (Semtur); de Obras (Semob); de Meio Ambiente e Ações Climáticas (Semac) e de Relações Institucionais (Serin); além de técnicos e representantes de associações e da comunidade para uma visita à Cachoeira, com o objetivo de conhecer a atual situação da área.
Iniciou-se um processo de melhorias paliativas, com maquinário e profissionais atuando na roçagem, capinagem e limpeza das piscinas que se situam no entorno da cachoeira, por exemplo.
Com a interdição, a administração municipal busca garantir a segurança das pessoas e a preservação do bem natural, enquanto pressiona pelo avanço do projeto de reestruturação.