A Prefeitura de Lagarto, por meio das secretarias municipais de Obras (Semob) e de Ordem Pública e Defesa da Cidadania (Semop), através da Defesa Civil e do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU), tem realizado desde a tarde da última sexta-feira, 1º, uma série de ações preventivas para minimizar os efeitos das chuvas que devem atingir o município até o próximo domingo, 3. Nas últimas 24h foram registrados 64.5mm, com intensidade moderada, conforme previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Entre as principais medidas já realizadas pela Semob e Semop, está a limpeza preventiva da rede de drenagem no bairro Jardim Campo Novo, garantindo o escoamento da água. A área recebe o fluxo final do córrego Angola Cachorro, que atravessa ainda as localidades do Alto da Boa Vista, Loiola I e II antes de chegar ao Jardim Campo Novo.
Para garantir a segurança de quem transita pelos povoados Santo Antônio e Crioulo, o DTTU, sob orientação da Defesa Civil, interditou preventivamente as passagens molhadas dessas regiões, em decorrência do aumento no volume de água no Rio Jacaré e na Bacia do Piauitinga, proveniente das chuvas que atingiram municípios vizinhos e que escoaram para o território lagartense.

Interdição preventiva do acesso à passagem molhada do povoado Santo Antônio. (Foto: Defesa Civil de Lagarto)
“Conseguimos atuar de forma antecipada em pontos críticos e seguimos monitorando o volume das chuvas. Nossas equipes estão de prontidão para qualquer eventualidade, estamos à disposição da população para atender prontamente qualquer situação de emergência”, informou o diretor da Defesa Civil, tenente-coronel Silvio Prado.
Em casos de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo número (79) 99626-3589.
Plano Municipal de Redução de Riscos de Desastres
As ações executadas pela Prefeitura têm como base de trabalho o Plano Municipal de Redução de Riscos de Desastres, apresentado à população no final de abril deste ano, e que tem como objetivo alinhar e desenvolver políticas públicas que tornem a cidade mais preparada para enfrentar e superar eventuais adversidades.
Os trabalhos realizados neste fim de semana seguem protocolos de prevenção adotados pelo Plano para períodos de instabilidade climática, visando preservar a segurança da população e evitar alagamentos e acidentes em áreas de risco no município.
“Temos um compromisso com a redução de riscos e a resposta rápida diante de qualquer ameaça. Essas ações não acontecem por acaso, são fruto de um planejamento técnico rigoroso previsto no Plano Municipal de Redução de Riscos de Desastres. Nosso foco é sempre proteger vidas e minimizar os impactos causados por eventos climáticos extremos, e para isso, a união entre as secretarias e órgãos envolvidos tem sido decisiva”, destacou o diretor da Defesa Civil.
Cadastre-se na ferramenta de alertas
Além da capital Aracaju, o município de Lagarto é o único do estado a enviar os próprios alertas de acordo com previsões e situações específicas. Com essa autonomia, é possível enviar alertas com mais agilidade e ter um menor tempo de resposta em relação à recepção das mensagens por parte da população.
Para realizar o cadastro na ferramenta e receber todos os alertas locais, basta enviar um SMS com o CEP da residência para o número 40199 ou enviar qualquer mensagem de interação para o WhatsApp: +55 61 2034-4611. A partir disso, os moradores estarão cadastrados e passarão a receber alertas em caso de chuvas intensas, ventos fortes, raios, relâmpagos, maré alta, alagamentos, inundações, enxurradas, tempestades, desabamentos, entre outros.