A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Direitos Humanos (Seminc), promoveu, na manhã desta segunda-feira, 11, a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Social”. Realizado no Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas (Polivalente), o encontro reuniu mais de 150 participantes, tornando-se a maior conferência municipal do interior sergipano.
A abertura contou com apresentações culturais do Grupo de Capoeira Filhos de Angola e Regional e a Roda de Samba da Associação Folclórica de Lagarto, formada exclusivamente por mulheres. Em seguida, a palestra magna foi ministrada por Ianne Cavalcante, coordenadora estadual de Promoção da Igualdade Racial e presidenta do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que destacou a importância de reconhecer e combater o racismo estrutural e implementar políticas reparatórias.

Apresentação do Grupo de Capoeira Filhos de Angola e Regional marcou a abertura da 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realizada no Colégio Polivalente em Lagarto. (Fotos: Sabrina Hillary / Secom Lagarto)
“Garantir o acesso democrático significa reconhecer que a construção do nosso país foi marcada por desigualdades raciais e que essas barreiras ainda impactam a busca por equidade. É essencial implementar políticas reparatórias e promover ações concretas que assegurem oportunidades reais e justas, especialmente à população negra”, afirmou.

Ianne Cavalcante, coordenadora estadual de Promoção da Igualdade Racial.
Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos para debater três eixos: Democracia, Justiça Social e Reparação, resultando em propostas que serão apresentadas na etapa estadual. Para a secretária municipal de Inclusão, Lissandra Machado, a conferência representa um passo decisivo para a cidade. “Não é um pedido, é um direito à vida, ao respeito, à dignidade, à oportunidade e à presença real das demandas que impactam a população negra e quilombola de Lagarto. Que este espaço seja o início de uma mudança concreta, construída com escuta, coragem e compromisso”, ressaltou.

Lissandra Machado, secretária municipal de inclusão.
Foram eleitos como delegados não governamentais titulares Maria do Carmo, Tauane Andrade e Ana Vitória de Souza, com suplência de Ana Liz Pereira, Leandro Calixto e Robson Batista. Representando o segmento governamental, foram escolhidos Elissandra Santana e como suplente Jobson Luz.
Para Tauane Andrade, uma das delegadas titulares, participar deste momento foi motivo de orgulho. “Fiquei muito feliz por este marco nas políticas públicas e pela participação da sociedade civil na construção e garantia de direitos. Minha motivação vem da minha trajetória como mulher negra e profissional de psicologia, atuando nas políticas públicas e estudando as relações raciais. Discutir igualdade racial é garantir acesso, reparação e efetivação de direitos”.