A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest), divulgou a lista de candidatos aptos a participar do sorteio do programa habitacional Morando Bem, vinculado ao Minha Casa Minha Vida na modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
Ao todo, 5.638 pessoas foram consideradas aptas para o sorteio, de um total de 5.831 inscritos. Os nomes podem ser conferidos no Diário Oficial, disponível no site da Prefeitura de Lagarto, ou presencialmente na Sede da Sedest, onde há uma lista impressa para consulta.
A secretária de Desenvolvimento Social e do Trabalho, Rita Lisboa, destacou a importância do momento para as famílias que aguardam pela conquista da casa própria. “Esta é uma etapa muito aguardada, fruto de um trabalho sério e comprometido para garantir transparência e justiça no processo de seleção. Sabemos o quanto a moradia digna transforma vidas e estamos empenhados em oferecer essa oportunidade para quem mais precisa”, afirmou.
A coordenadora do setor de Habitação, Marylia Loiola, explicou que o processo passou por etapas criteriosas de análise. “Essa primeira etapa de análises levou em consideração as documentações entregues pelos inscritos, o cruzamento de dados com o Cadastro Único e com o CADMUT [Cadastro Nacional dos Mutuários]. Este último é um sistema administrado pela Caixa Econômica Federal que é utilizado para verificar se o cidadão já foi beneficiado por algum outro programa habitacional anteriormente, como também se ele possui algum imóvel ou financiamento em andamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Esses procedimentos de análise buscam impedir que candidatos que não atendam aos requisitos de participação do Edital, bem como aqueles que já sejam proprietários ou beneficiários de outro imóvel, sejam contemplados novamente, assegurando que o benefício da casa própria chegue a quem realmente precise.”, afirmou.
Próximas etapas
O sorteio ocorrerá dentro do prazo de 30 dias úteis a partir da publicação da lista de aptos. A data exata será divulgada em breve, assim como a lista final de contemplados.
Conforme descrito no Edital, após o sorteio os candidatos selecionados passarão por uma segunda etapa de análises, conduzida pela Caixa Econômica Federal, com critérios ainda mais rigorosos. Nesta fase, será exigida a Certidão Negativa de Bens expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis. Além disso, candidatos que se enquadrem como Pessoa com Deficiência ou portadora de autismo poderão ser submetidos a uma junta médica para validação da condição.
Vale destacar que, além dos 480 contemplados, a lista final também incluirá candidatos excedentes, que poderão ser convocados caso algum dos selecionados não cumpra os requisitos.Essas e outras informações estão disponíveis no Edital de Chamamento 01/2025 – Nº 632231-72, que pode ser consultado no site oficial da Prefeitura.