Na próxima quarta-feira, 20, será lançado oficialmente, em Aracaju, o projeto sem fins lucrativos Athena. O programa tem como objetivo preparar estudantes para experiências acadêmicas de excelência, incluindo participação em conferências internacionais como o Harvard Model United Nations (HMUN) e o Yale Model United Nations (YMUN).
A solenidade acontece no Auditório do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, a partir das 9h50.
As áreas de atuação do Athena incluem educação nacional e internacional, formação profissional e tecnológica, inclusão social e cultural, empoderamento juvenil, intercâmbios e bolsas de estudo, além de incentivo à pesquisa e inovação.
“A Athena vai atuar para quebrar barreiras socioeconômicas, garantindo que talentos de todas as origens possam alcançar excelência acadêmica. Isso inclui a criação e facilitação de bolsas de estudos integrais e parciais em universidades, cursinhos preparatórios e escolas privadas, nacionais e internacionais, abrindo portas que antes pareciam inalcançáveis”, informou o co-presidente do projeto, Rafael Gama.
Bolsas em Instituições Parceiras
O projeto Athena, por meio de uma rede de parcerias com instituições de ensino de excelência no Brasil e no exterior, viabilizará o acesso de jovens a bolsas de estudo que cobrem total ou parcialmente os custos educacionais.
Essas bolsas são oferecidas em colaboração com universidades renomadas, escolas privadas e programas de intercâmbio educacional e cultural. As oportunidades abrangem desde o ensino médio até o ensino superior, com foco especial em instituições comprometidas com diversidade, inclusão e mérito acadêmico.
Iniciativa
A iniciativa do projeto partiu de Rafael Gama, um jovem ativista e empreendedor social sergipano, que é referência nacional em temas relacionados à educação pública, diplomacia juvenil e protagonismo social.
Mesmo com pouca idade, a experiência de Rafael é inspiradora para milhares de outros jovens. Formado pelo Centro de Excelência Atheneu Sergipense, ele acumula passagens pelas universidades de Harvard e Yale; participou de mais de 11 simulações da ONU em âmbito nacional e internacional; foi reconhecido pela Ashoka no Prêmio LED (Luz na Educação) no ano de 2025, promovido pela Globo, como uma das lideranças jovens que estão transformando a realidade do país; foi embaixador da rede Politize!; palestrou pelo Instituto Natura em diversos Estado e colaborou para uma arrecadação histórica de R$ 45 milhões destinados à educação pública.
Rafael Gama também foi o único jovem de 18 anos, entre 500 candidatos de todo o país, selecionado pela Fundação Ulysses Guimarães para uma imersão em Brasília. A atuação dele, inclusive, tem ganhado visibilidade nacional, sendo destaque no programa Domingão Com Huck, da TV Globo, como exemplo de liderança jovem.