Um homem foi preso no município de São Bernado-SP, investigado por aplicar uma série de golpes envolvendo falsas cartas de consórcio em Sergipe. O prejuízo causado pela ação criminosa ultrapassa os R$ 500 mil.
A ação divulgada nesta sexta-feira, 22, ocorreu de forma integrada integrada entre as Polícias Civis de Sergipe e de São Paulo.
O suspeito é investigado por fraude eletrônica e falsa identidade em cidades como Monte Alegre, Aracaju e Gararu. Segundo o delegado responsável pelas investigações, Artur Herbas, o suspeito usava um nome falso para entrar em contato com as vítimas para vender cartas de crédito contempladas, que são documentos que representam um valor financeiro já liberado de um consórcio, que pode ser usado para adquirir bens como veículos e imóveis.
“As vítimas eram atraídas com um contrato lavrado por uma empresa verdadeira e realizavam diversos pagamentos para receber cartas de crédito no futuro, que nunca chegavam”, detalhou.
Ainda segundo o delegado, quando as vítimas questionavam o investigado sobre a demora da entrega das cartas, o investigado alegava que tinha ocorrido um problema com a negociação. “Ele fazia uma confissão de dívida com sua empresa e prometia devolver o valor já pago de maneira parcelada, mas desaparecia após pagar a primeira parcela”, explicou o delegado.
No decorrer da investigação, também foi apurado que o investigado comprava chips de celular com os dados das vítimas que obtia com as vendas falsas das cartas de crédito contempladas, dificultando a sua localização. “Há a notícia de diversos processos semelhantes que correm contra o investigado no Estado da Bahia. Já os prejuízos para as vítimas em Sergipe passaram dos 500 mil reais”, concluiu Artur Herbas.