A Prefeitura de Aracaju realizou nesta segunda-feira, 1º, a solenidade de lançamento do projeto “SIM – Saúde Integrada da Mulher”, no estacionamento do Hospital Nestor Piva. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres a consultas e exames preventivos e no combate a doenças que mais afetam a saúde feminina.
O serviço terá duração de 45 dias úteis e serão ofertados quatro exames fundamentais, sendo ultrassonografia Mamária, Ultrassonografia Transvaginal, Ultrassonografia de Tireoide e Punção de Tireoide.
Segundo a Prefeitura, a escolha dos exames oferecidos no mutirão atende a uma das maiores demandas da rede municipal e reforça a prioridade dada à prevenção do câncer de mama, câncer de colo do útero e doenças da tireoide, que estão entre as principais preocupações de saúde pública.
O projeto desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e em parceria com o Instituto de Gestão e Cidadania (IGC) terá capacidade para atender até 120 mulheres por dia, com 1.400 exames gratuitos no total.
A ação inicia ainda nesta segunda, 1º, e será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em uma estrutura montada no estacionamento do Hospital Nestor Piva, onde uma carreta equipada funcionará como centro de atendimento.
Para o atendimento, é necessário apresentar o cartão do SUS e documento com foto.