O influenciador digital Lenilson de Oliveira Melo, conhecido como Gordinho do Povo, teve mantida pela Justiça sergipana sua condenação em um processo por difamação contra o também influenciador Agamenon Almeida Filho, o Agabas. A decisão, confirmada na última quarta-feira (27), ratifica a sentença da 4ª Vara Criminal de Aracaju, proferida em 11 de novembro de 2023.
Segundo os autos, Lenilson foi condenado com base nos artigos 139 e 141 do Código Penal e deverá pagar R$ 3 mil de indenização por danos morais a Agamenon. A ação teve início com uma queixa-crime movida pelo próprio influenciador, que alegou ter sido alvo de ataques difamatórios.
O processo passou por diversas audiências e recursos até chegar ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE). Durante o trâmite, houve redistribuições, pedidos de vistas e embargos, todos analisados pelos desembargadores da Corte. Na segunda instância, o julgamento foi decidido por maioria, sob relatoria da desembargadora Simone de Oliveira Fraga, que negou o recurso de Lenilson, mantendo a condenação.
Repercussão
Nas redes sociais, Agamenon comentou o resultado:
“Este vídeo é para provar que a internet não é uma terra sem lei. Há três anos venho sofrendo ataques que ferem minha imagem, meu trabalho e minha honra por parte de Lenilson Oliveira, vulgo Gordinho do Povo. Dois dias atrás, a Justiça me deu razão: Gordinho do Povo foi condenado criminalmente em primeira instância, e a decisão foi mantida pelo Tribunal de Justiça de Sergipe em segunda instância. Este será o único vídeo que farei sobre o caso”, declarou.
Já a defesa de Gordinho do Povo afirmou que vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
“Cabe recurso, nada transitou em julgado. Quando eu ganhei na 2ª instância não houve tanta divulgação quanto aos embargos dele. Continuamos firmes em busca do contraditório e da ampla defesa”, disse o influenciador.