Offline
“Todos os protocolos de segurança foram seguidos”, assegura secretária da Justiça após morte de Daniele
Por André Morais
Publicado em 10/09/2025 10:37
Noticias

Em entrevista a uma radio, nesta quarta-feira, 10, a secretária de Estado da Justiça, Viviane Pessoa garantiu que os procedimentos adotados com a médica Daniele Barreto, encontrada morta dentro do presídio feminino, foram corretos e seguiu o que foi determinado judicialmente.

“Nós também fomos surpreendidos na Secretaria de Justiça com o falecimento de Daniela e da interna. Na chegada da interna Daniela, todo o procedimento, todo o protocolo foi observado. Ela chegou, foi atendida pela equipe de enfermagem que já faz parte do procedimento, esse atendimento pela equipe de enfermagem. Foi observado os comandos da determinação judicial, da decisão judicial. E, quando a interna ingressa, ela fica num acesso individual para que seja feita a adaptação dela depois com as demais interna. Então, se observa qual será o melhor local onde ela vai poder ficar preservada. Todos esses cuidados foram adotados e foram adotados com a interna Daniela”, declarou.

Daniele deixou a clínica de repouso, onde estava internada desde o dia 1º de setembro, e passou por audiência de custódia nesta terça, no Fórum Gumersindo Bessa, em Aracaju. Em seguida, ela havia retornado  ao Presídio Feminino, em Nossa Senhora do Socorro, e horas depois foi encontrada morta. Em entrevista ao Portal Fan F1, o advogado de defesa da médica afirmou que ela avisou à juíza durante audiência que tiraria a própria vida caso fosse reconduzida ao presídio. Além disso, o advogado alertou sobre o estado de saúde da cliente e o risco de suicídio.

Na entrevista, a secretária Viviane Pessoa foi questionada se havia um relatório psiquiátrico que atestasse as condições de saúde de Daniele.

“Tudo que veio na determinação judicial foi atendido. Não havia uma necessidade excepcional. O atendimento quando chega pela equipe de enfermagem, para que a interna seja recepcionada, ele foi feito. E depois se segue qualquer protocolo. Medicação, tem os horários, a receita chega pela família. Essas medicações são fornecidas. Um atendimento fora disso daí também tem que chegar uma recomendação para que a equipe faça o deslocamento para o tratamento. Então o que tinha que ser observado na chegada de Daniele, da permanência dela no presídio feminino, foi observado, foi atendido e foi feito”, garantiu.

Ela reforçou que Daniele foi atendida pela equipe de enfermagem desde o momento que chegou ao presídio até o momento do fato. Viviane também afirmou que lamenta o ocorrido e que a Sejuc segue a disposição para explicar a condução do caso.

“A gente adotou todos os protocolos. A gente tem uma equipe de saúde na unidade prisional, ela foi recepcionada por esta equipe. Esta questão de perfurocortante, ferramentas, não existe, não existe na cela individual. Tudo foi levado com toda seriedade, todo critério, toda cautela, todo atendimento zeloso foi ofertado à interna. A gente também lamenta o fato. A preocupação com os protocolos é legítima e a gente pode aqui assegurar e afirmar que todos os protocolos de segurança foram seguidos e que tudo foi feito na chegada da interna Daniele”, reforçou.

Comentários