A advogada sergipana Acácia Lélis foi empossada, nesta quarta-feira, 29, como presidente do Instituto Brasileiro de Direito das Famílias em Sergipe (IBDFAM/SE). A posse ocorreu durante o XV Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões, em Belo Horizonte (MG), considerado o maior evento da área no mundo.
Durante o congresso, foram empossados os presidentes das Seções Estaduais para o biênio 2026-2027 e os dirigentes das Comissões Temáticas. Durante as atividades acadêmicas, Acácia presidiu uma mesa composta por alguns dos maiores doutrinadores do Direito de Família do país, reforçando sua atuação nacional dentro do instituto.
O congresso acontece a cada dois anos e reúne juristas, magistrados e pesquisadores de todo o Brasil, essa edição marcou também os 28 anos do IBDFAM.
Na ocasião, Acácia agradeceu a confiança: “É uma grande honra representar a Sergipe no maior congresso de direito de família do mundo. Mais uma vez aqui em BH, sendo empossada como presidente do instituto. Muito obrigada ao IBDFAM e a todos os associados que me elegeram, me escolheram como sua representante. Muito obrigada a todos os associados do IBDFAM Sergipe”, destacou.
A advogada também destacou a honra de representar o seu estado: “Representar Sergipe neste movimento nacional é uma responsabilidade que assumo com propósito e compromisso. Cada avanço na defesa das famílias, das mulheres e das crianças é resultado de um trabalho coletivo”.
Lançamento de livro nacional
Nesta sexta-feira, 31, Acácia participa do lançamento da obra “Prevenção e Enfrentamento das Violências Praticadas contra Mulheres e Meninas”, a advogada é autora do capítulo “Entre norma e prática: barreiras à aplicação do protocolo de julgamento com perspectiva de gênero”, no qual discute os entraves para a efetivação do protocolo dentro do sistema de Justiça.
A produção do livro é realizada pelas Comissões Estaduais de Gênero e Violência Doméstica e publicada pelo IBDFAM Nacional.
Trajetória
Acácia Lelis tem 37 anos de carreira, com reconhecimento pela defesa da dignidade humana, das famílias e das mulheres. Doutora em Direito, mestre pela PUC/PR e professora há mais de duas décadas, já integrou o Conselho da OAB/SE e presidiu comissões estratégicas.
Sua atuação ampliou sua projeção no cenário jurídico. Atualmente, ela concorre à eleição do Quinto Constitucional da advocacia em Sergipe, processo que seleciona advogados para compor o Tribunal de Justiça do Estado.