O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, esteve, na noite desta quinta-feira, 20, no local do incidente que atingiu a estrada vicinal de acesso ao povoado Guararema, em Umbaúba. O trecho da via cedeu após as fortes chuvas que caíram na região, ocasionando também o rompimento de uma adutora de 300 milímetros, o que deixou parte da população temporariamente sem abastecimento de água.
Acompanhado pela equipe técnica da Defesa Civil Estadual, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), além da prefeita de Umbaúba, Juliana Cardoso, e do secretário da Casa Civil, Jorginho Araujo, o governador verificou pessoalmente as condições da área afetada e o andamento das ações emergenciais.
“O Governo está atuando de forma rápida para dar a resposta que a população espera. Desde ontem, as equipes estão mobilizadas. A Prefeitura também cedeu equipamentos para nos ajudar. Todo mundo de mãos dadas para que esse serviço fique pronto em tempo recorde. Com os trabalhos concluídos, esperamos que até amanhã esteja normalizado o abastecimento de água. E, para evitar novos problemas, vamos iniciar, já na próxima semana, a construção de uma passagem molhada”, afirmou Mitidieri.
A obra da passagem molhada começa na segunda-feira e tem como objetivo reduzir os impactos das chuvas em futuros períodos de maior intensidade. Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, a solução adotada garante segurança e estabilidade à via. “Recuperar a adutora também implica recuperar a estrada. O DER já está à frente desse trabalho, em ação integrada com diversos órgãos do Estado”, destacou.
O diretor-presidente da Deso, Luciano Goes, ressaltou a rapidez das equipes na substituição da tubulação. “Desde cedo estamos com todo o material necessário — tubulações, equipamentos e uma nova peça de 300 milímetros — para executar o serviço e restabelecer o fornecimento de água o quanto antes”, afirmou.
Além de Umbaúba, a Defesa Civil Estadual registrou ocorrências em Lagarto e Cristinápolis, com alagamentos, danos em áreas baixas e interrupções momentâneas no tráfego. De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Luciano Queiroz, há tendência de redução das chuvas, mas o alerta permanece. “A previsão ainda indica precipitações moderadas e descargas elétricas. Seguimos trabalhando em parceria com as coordenadorias municipais”, explicou.
A prefeita de Umbaúba, Juliana Cardoso, acompanhou toda a ação e reforçou a importância da união entre município e Estado. “Estamos de mãos dadas com o governador. É uma parceria forte, trabalhando pela nossa população diante dessa eventualidade causada pela natureza. A união faz a diferença, e estamos mostrando isso na prática ao atuar juntos para solucionar o problema com agilidade”, declarou.