Offline
Prefeitura de Itabaiana rebate denúncias e diz que seleção do programa “Itabaiana Meu Lar” segue critérios federais
Por André Morais
Publicado em 02/12/2025 13:38
Noticias

A gestão municipal de Itabaiana se posicionou nesta terça-feira, 2, a respeito de denúncias que circularam nas redes sociais em que um grupo de mães, incluindo mães atípicas, denunciam uma suposta irregularidade no processo de distribuição de casas do programa Itabaiana Meu Lar, vinculadas ao Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

A Prefeitura se posicionou por meio de uma nota encaminhada pela Secretaria municipal de Comunicação Social, onde alega que a distribuição das 214 casas do Residencial Serapião Antônio de Góis II será realizada conforme estabelece a Portaria nº 738/2024 do Ministério das Cidades, do Governo Federal. Além disso, a gestão alega que a portaria estabelece hierarquias para validação dos inscritos de acordo com determinação da caixa econômica federal e inscrição do Cadúnico.

A Prefeitura destacou, ainda, que recebeu mais de 5 mil inscrições para apenas 214 unidades. “Apenas na rede municipal de ensino, há mais de 850 crianças com necessidades especiais, sendo a maioria neurotípica. Mesmo que todas as casas fossem destinadas exclusivamente a esse grupo prioritário, o número ainda seria insuficiente”, disse a gestão, atribuindo o limite aos critérios federais e à capacidade operacional da Caixa, responsável pela análise e validação final.

Em relação ao vídeo que circulou nas redes sociais, a prefeitura informou que os nomes citados são de uma lista anterior, referente ao ano de 2021, e que a lista atualizada foi publicada no Diário Oficial no dia 28 de novembro de 2025. A prefeitura também afirmou que: “toda a seleção será revisada e supervisionada pela Caixa Econômica Federal, que realizará, sobre os 214 nomes selecionados, uma segunda investigação social, etapa obrigatória e exclusiva do órgão federal”, destacou a nota. 

Comentários